quarta-feira, março 01, 2006

Comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil, assinalamos as seguintes actividades:


1. Algarve: Protocolo para estudar risco sísmico assinala Dia da Protecção Civil
01.03.2006 - 10h22 Lusa (Notícia do Público)

O Dia Mundial da Protecção Civil é hoje celebrado em Faro com a assinatura de um protocolo para estudar os riscos sísmicos e de maremotos na região algarvia, cerimónia onde estará presente o ministro da Administração Interna.

O "Estudo de risco de sísmico e de prevenção de tsunamis", da responsabilidade da Universidade do Algarve, arranca este mês de Março e deverá prolongar-se por dois anos, durante os quais serão identificadas as zonas da região com maior risco de catástrofes naturais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito do Dia Mundial da Protecção Civil, cujas celebrações vão ser centralizadas em Faro, estarão presentes o ministro da Administração Interna, António Costa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.

O protocolo será assinado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Área Metropolitana do Algarve, Universidade do Algarve, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto Superior Técnico (IST).

O Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (UL), Faculdade de Ciências da UL e Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) também participam na execução do estudo.

A cerimónia está marcada para 15h00, no complexo pedagógico da Universidade do Algarve, Campus da Penha, em Faro.

2. Actividades da Câmara Municipal de Lisboa
(Texto retirado do site da CM Lisboa)

No dia 1 de Março, pelas 15h30, no auditório Fórum Lisboa, por ocasião do Dia Mundial da Protecção Civil, o Departamento de Protecção Civil do Município de Lisboa promove a apresentação do documentário Centauro 2005 - Simulacro de Protecção Civil.

Decorrido um ano da realização do simulacro Centauro 2005, esta iniciativa pretende informar a população sobre a existência de um Sistema de Protecção Civil planeado e organizado.

Conforme deliberação da International Civil Defence Organisation (ICDO), o tema central para as comemorações deste ano é “A Protecção Civil na Escola”, pelo que o Departamento de Protecção Civil irá, também, dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto dos estabelecimentos de ensino no concelho de Lisboa.

Neste âmbito será apresentado o filme de animação "Quando a terra tremer...", direccionado para crianças entre os cinco e os doze anos.

A cerimónia conta ainda com a presença dos responsáveis dos diversos agentes que integram o Sistema de Protecção Civil, a nível nacional e municipal.

Enviar um comentário