domingo, janeiro 08, 2006

Sismo na Grécia

A Grécia foi abalada hoje, dia 08.01.2006 (Domingo), por um sismo de magnitude 6,9 graus (6,7 segunto o USGS, que reviu mais tarde o valor para 6,8) na escala de Richter, que foi sentido em diversos países da região do Mediterrâneo, mas que causou apenas feridos ligeiros e escassos danos materiais.
O epicentro tinha as coordenadas 36.204°N, 23.444°E e o hipocentro foi a 37,7 Km de profundidade (valor depois revisto para 48,4 km pelo USGS) .

O Correio da Manhã dá a notícia, sucintamente e sem erros, da seguinte forma:

"Um forte sismo de magnitude 6,7 na Escala de Richter foi sentido em Atenas, capital grega, esta manhã de domingo. Até ao momento não há registo de vítimas ou quaisquer danos materiais.

De acordo com a televisão estatal o terramoto cujo epicentro se situou no mar a cerca de 200 quilómetros a sul de Atenas, entre a península de Peloponeso e a ilha de Creta, demorou cerca de sete segundos tendo sido sentido em todo o norte e sul do país, bem como na Sicília (Itália), Cairo (Egipto), Israel e Croácia.

Recorde-se em Setembro de 1999, um terramoto em Atenas, que atingiu os 5,9 na Escala de Richter, matou pelo menos 143 pessoas e deixou outras 60 mil desalojadas. A Grécia regista metade dos abalos sísmicos da Europa."

Segundo a notícia do Público, de acordo com o Instituto de Geodinâmica de Atenas, o sismo ocorreu no mar, ao largo da pequena ilha de Kithira, localizada 200 quilómetros a sul de Atenas. O epicentro do abalo, que aconteceu pelas 13h34 locais (11h34, em Lisboa), e durou 30 segundos, foi localizado a uma profundidade de 70 quilómetros, abaixo do fundo do mar (sic) . É uma pena que os jornais portugueses continuem a não entender o que é epicentro e hipocentro...

Nota: Ao ler a versão em papel do Correio da Manhã apercebi-me que também confundia epicentro e hipocentro. Deus seja louvado... Agarrem-me senão eu dou uma explicação gratuíta sobre o assunto aos jornalistas científicos deste país...

Sem comentários: