sexta-feira, novembro 18, 2022

Daguerre, o inventor da fotografia, nasceu há 235 anos...!

Louis Daguerre em 1844 (daguerreótipo do próprio inventor)
   
Louis Jacques Mandé Daguerre (Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, 18 de novembro de 1787 - Bry-sur-Marne, 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (1835 - o daguerreótipo).
No prosseguimento das experiências fotográficas de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente num armário e, ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por ação do mercúrio.
Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.
Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em 1839, vendeu a sua invenção, o daguerreótipo, ao governo francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6.000 francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4.000.
   

1 comentário:

Manuel M Pinto disse...

Nascimento de Amândio José Ribeiro, inventor e construtor do famoso "RIJOMAX": o relógio mais completo do Mundo!
AMÂNDIO JOSÉ RIBEIRO, grande Mestre relojoeiro, nasceu em 18 de Novembro de 1902, na freguesia de Santa Eufémia, concelho de Pinhel.
Inventou e construiu o "Relógio mais completo do Mundo": RIJOMAX, registado com a Patente n° 12931 e constante do Guiness Book of Records.
Alguns detalhes do fabuloso e único relógio:
* contém mais de 16 mil algarismos e letras;
* pesa mais de 150 kg e mede mais de 2 metros;
* tem capacidade para desenvolver 34 funções em simultâneo;
* está programado para funcionar durante múltiplos séculos, em ciclos de 6272 anos e tenta corrigir esta discrepância com a introdução do ano bissexto, de 366 dias, de quatro em quatro anos.
Demorou 28 anos a ser construído, entre 1945 e 1973."
"O célebre relógio “RIJOMAX” indicava os movimentos aparentes do Sol e da Lua, segundos, minutos, 24 horas, hora universal, hora lunar, assinala anos bissextos, suprimindo automaticamente 24 anos de 128 em 128.
Indicava o nascer e o pôr-do-sol, quando crescem e decrescem os dias, assinalava o dia e a noite com escala diária de quantas horas e minutos tem o dia e a noite. Marcava os Equinócios, os Solstícios e as fases da Lua com luz que recebia do dito Sol.
Indicava as semanas e os dias da semana; os meses, os dias dos meses e quantos dias faltavam para o fim do mês; os anos, os dias dos anos e quantos faltavam para o fim do ano; as estações e os dias das estações; os signos e os dias dos signos; os semestres, os trimestres e a indicação em que dia da semana começa cada mês, e outra se o ano fosse bissexto; as datas das fases da Lua e a mudança de tempo.
Tinha, ainda, indicação dos números do Ciclo Solar, do Número Áureo, da Epacta, letra Dominical, as eras cronológicas, os dias da era de Cristo, e os séculos.
Assinalava os feriados, os dias dos Santos e as Festas móveis, possuía barómetro, termómetro e mostrador dos pontos cardeais. Despertava por música à escolha, por campainha, e acendia a luz a toda a hora desejada. Falava, dizendo quantas horas são e dava uma saudação em vocabulário religioso; tem, ainda, um aparelho que chamava o dono da casa."
Após o falecimento do Sr. Amândio José Ribeiro (30-08-2002) o relógio Electro-Mecânico foi transportado para o Posto de Turismo de Tabuaço e ninguém foi capaz de restabelecer o seu funcionamento, mantendo-se "parado" até aos dias d'hoje!
Foi observado e estudado por vários peritos da arte de relojoaria mundiais, mas estes não conseguem, face à sua complexidade, reiniciar o seu funcionamento.
Ver:
http://www.public.vivadouro.org/informacao/rijomax-o-relogio-mais-completo-do-mundo-que-ninguem-consegue-por-a-funcionar/?amp=1

https://www.tsf.pt/portugal/cultura/e-o-relogio-mais-completo-do-mundo-esta-parado-mas-quer-ser-patrimonio-da-humanidade-12078507.html