Alicia Christian Foster, nome artístico Jodie Foster (Los Angeles, 19 de novembro de 1962), é uma premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois Óscares como melhor atriz. É formada em Literatura pela Universidade de Yale.
Biografia
Jodie começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e, durante a infância, fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.
Aos treze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com uma nomeação para o Óscar de melhor atriz secundária. Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley,
causar-lhe-ia um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação
feita por Hinckley de que o ato visava chamar a atenção de Jodie, por
quem tinha uma obsessão amorosa e a quem seguia de longe há meses no campus da Universidade de Yale, onde ela estudava, e que havia assistido a Taxi Driver mais de quarenta vezes, apenas para vê-la na tela.
Ao contrário de atrizes jovens que tiveram grande popularidade e
sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida
adulta, como Shirley Temple e Tatum O'Neal, Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando o primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o Óscar de melhor atriz no filme The Accused, no qual representava Sarah Tobias, jovem liberal que, violada num bar, lutava pela condenação dos acusados.
O grande momento da carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Óscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso The Silence of the Lambs, no qual contracenou com Anthony Hopkins, que também ganharia o Óscar de melhor ator (o filme também teve o prémio de melhor filme e melhor diretor).
Jodie Foster ainda encenou Sommersby, Nell, Contact e Panic Room, entre outros trabalhos dos quais também foi produtora e diretora. O seu trabalho em Contact, baseado no best-seller do astrónomo Carl Sagan, rendeu-lhe uma homenagem da comunidade científica, que batizou um asteroide com o seu nome - 17744 Jodiefoster.
Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e que lhe permitiu fundar a sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.
Em 4 de maio de 2016 a atriz foi contemplada com a sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Vida pessoal
Ela mora em Los Angeles,
e teve dois filhos, Charles "Charlie" Foster (nascido em 1998) e
Christopher "Kit" Foster (nascido em 2001), apesar de que a paternidade
deles nunca foi revelada publicamente, enquanto era namorada da
produtora de filmes Cydney Bernard. Ambas conheceram-se nas gravações de
Sommersby (1993) e a relação durou de 1993 a 2008. Em abril de 2014, Foster casou-se com a atriz e fotografa Alexandra Hedison.
Em 2011, afirmou que ter filhos fez com que ela assumisse menos
projetos: "É um grande sacrifício sair de casa. Eu quero certificar-me
de que sinto-me apaixonada pelos filmes que faço porque é um grande
sacrifício ... Mesmo que se pegue um filme com uma média de quatro meses
- têm-se três semanas de preparação, compromissos com a imprensa aqui
[nos Estados Unidos] e no exterior, capas de revistas, eventos e
estreias - são oito meses em um ano fora de casa. Isso é muito longo. Se
fizer dois filmes, nunca verás teus filhos".
A orientação sexual de Foster tornou-se assunto de especulação pública
em 1991, quando ativistas que protestavam contra a suposta homofobia em The Silence of the Lambs (1991) alegaram, em artigos de publicações como OutWeek e The Village Voice, que ela era uma lésbica "no armário".
Em 2007, durante um café da manhã em sua homenagem intitulado "The
Women in Entertainment" - que fez tributo às 100 Mulheres mais Poderosas
do Entretenimento, do The Hollywood Reporter, a atriz confirmou que estava num relacionamento lésbico com Bernard há muito tempo.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este Blog gosta que os seus leitores comentem os posts - mas seja respeitador das ideias dos outros, claro e conciso. Por favor não coloque aqui links fora da temática do Blog ou do post que comenta. Se o fizer eles poderão ser apagados...