O KC-135 foi completamente destruído quando o combustível que transportava começou a arder, matando assim toda a sua tripulação, já o B-52G foi destruído na colisão, o que acabou matando três membros da sua tripulação de sete, os outros quatro membros conseguiram sobreviver à colisão entre os aviões e ejetaram-se, com paraquedas, embora no processo tenham sofrido algumas queimaduras.
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
terça-feira, janeiro 17, 2023
Há 57 anos choveram bombas nucleares na Espanha...
O Incidente de Palomares ocorreu em 17 de janeiro de 1966, quando um bombardeiro B-52G da Força Aérea dos Estados Unidos colidiu com um Boeing KC-135 enquanto este o reabastecia em pleno voo a uma altitude de quase 9.5 quilómetros acima do Mar Mediterrâneo.
O B-52G carregava quatro bombas de hidrogénio do tipo MK28, das quais três acabaram caindo no pequeno lugar de Palomares, no município de Cuevas del Almanzora, Almería, na Espanha,
uma ficando intacta após a queda e as outras duas tendo os seus explosivos não
nucleares detonados, o que resultou numa contaminação de dois
quilómetros quadrados com plutónio. A quarta bomba acabou caindo no Mar Mediterrâneo e foi recuperada alguns meses depois.
in Wikipédia
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