quarta-feira, outubro 07, 2009

A Eduquesa-Mor falou...

Do Blog A Educação do meu Umbigo publicamos, com a nossa anuência, o seguinte post:

Escola deve ter menos chumbos e garantir aprendizagem de qualidade

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defendeu hoje uma nova forma de organização da escola pública, que em vez de chumbar os alunos com dificuldades se preocupe mais com uma aprendizagem de qualidade.

“Este sistema de percursos educativos que temos não serve nem o desenvolvimento do país nem os alunos. Se olharmos para o que se faz noutros países, as crianças têm mais apoios desde que começam a apresentar dificuldades”, frisou Ana Maria Bettencourt. A responsável do CNE participava na conferência de abertura da cerimónia comemorativa do 30º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal, perante duas centenas de pessoas, sobre “Democratização da educação e pedagogia: questões e desafios”.

Não tenho paciência nenhuma, mas mesmo nenhuma, para estas tiradas gongóricas por parte de quem, na sua prática pedagógica, poderia exemplificar a postura de tolerância e abertura. Ou então estagiar um aninho numa escola normal e demonstrar as suas teorias na prática. E não apenas perorar na ESE de Setúbal, quantas vezes perante audiências silenciadas porque devem ficar em silêncio (contaram-me uma aula de mestrado para professores, divertidíssima, depois daquela entrevista que deu ao Público e da nomeação para o CNE, tipo ego-trip,há uns tempos…).

Porque ter ido passear à Finlândia, lanchado numa cantina, e ter vindo de lá com umas ideias, descontextualizadas, não chega. É curioso que a comentadora Justina tenha chamado exactamente a atenção para esse aspecto e, nem de propósito, tenhamos a presidente do CNE a fornecer um exemplo prático desta adopção acrítica, tipo loja chinesa, de modelos alheios.

Porque esta postura é aquilo que de pior a Esquerda tem para oferecer à Educação: o clima de generalizada desresponsabilização dos alunos porque, no fundo, acham que o que existe são problemas de ensinagem.

Só não percebo porque, se assim é, não encaram os professores também como alunos da vida – é o lifelong learning em prática - e vítimas do sistema que os não soube ensinar, já que não havendo problemas de aprendizagem, ou aprendem todos (professores incluídos) ou há democracia…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este Blog gosta que os seus leitores comentem os posts - mas seja respeitador das ideias dos outros, claro e conciso. Por favor não coloque aqui links fora da temática do Blog ou do post que comenta. Se o fizer eles poderão ser apagados...