O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas.
Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
A pilha de Volta foi o primeiro gerador estático de energia elétrica a ser criado, tendo sido inventado por Alessandro Volta por volta de 1800.
Por volta de 1750, o anatomista italiano Luigi Galvani (1717-1808), realizando experiências de anatomia com sapos, concluiu que a corrente elétrica tinha origem nos músculos animais. Alessandro Volta
partiu de um pressuposto diferente do de Galvani: o de que a
eletricidade tinha origem nos metais. Como físico, Volta tentava provar
que só existia um tipo de eletricidade, aquela estudada pelos físicos.
Por isso, trocou os tecidos de organismos vivos por ferro, cobre e tecido molhado. Variando os metais usados, rapidamente se convenceu de que o seu raciocínio fazia sentido.
Em 1800,
Volta construiu um equipamento capaz de produzir corrente elétrica
continuamente: a pilha de Volta. Ele empilhou alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico.
A pilha de Volta produzia energia elétrica sempre que um fio condutor
era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da
pilha.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma
linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o
maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.
Elegia para Ana Achmatova Foi em 5 de Março, quase no fim deste Inverno. Com outra luz gostaria de ter entregue o corpo. Nevoeiro que nos montes se rasgava, despeda- çado pelas árvores mais altas, herdara de Emily Dickinson o deslumbrante hálito sonâmbulo e de Safo o voo apaixonado. Safo, Emily Dickinson- duas vezes mortas.
Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 - Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta, poeta e escritoritaliano.
Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural
única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura
controversa. Embora o seu trabalho continue a gerar polémica e
controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, os seus
trabalhos foram tidos como brilhantes obras de arte segundo muitos
pensadores da cultura italiana.
Era filho de Carlo Alberto Pasolini, militar de carreira, e de Susanna Colussi, professora primária, natural de Casarsa della Delizia (Friul), ao norte da Itália.
Teve um irmão, chamado Guidalberto Pasolini (1925 - 1945), que faleceu
numa emboscad,a lutando na Segunda Guerra Mundial. Em 1926, o pai de
Pasolini foi preso por dívidas de jogo e a sua mãe mudou-se para a casa
da família em Casarsa della Delizia, na região de Friuli.
Em 26 de janeiro de 1947, Pasolini escreveu uma declaração polémica para a primeira página do jornal Libertà:
"Na nossa opinião, pensamos que, atualmente, só o comunismo é capaz de
fornecer uma nova cultura." A controvérsia foi parcialmente devido ao
facto de ele ainda não ser um membro do Partido Comunista Italiano, PCI.
Após a sua adesão ao PCI, participou em várias manifestações, e, em
meados de 1949, participou no Congresso da Paz, em Paris. Observando as
lutas dos trabalhadores e camponeses, e vendo os confrontos dos
manifestantes com a polícia italiana, ele começou a criar o seu primeiro
romance. No entanto, em outubro do mesmo ano, Pasolini foi acusado de
corrupção de menores e atos obscenos em lugares públicos. Como
resultado, foi expulso pela seção de Udine do Partido Comunista e perdeu
o seu emprego de professor, que tinha obtido no ano anterior em
Valvasone, ficando numa situação difícil.
Em janeiro de 1950, Pier Paolo Pasolini mudou-se para Roma, com a sua mãe.
Cinema
Realizou estudos para filmes sobre a Índia, a Palestina e sobre Oréstia, de Ésquilo, que pretendia filmar na África (Apontamento para uma Oréstia Africana).
Os seus filmes são muito conhecidos por criticarem a estrutura do
governo italiano (na época fortemente ligado à igreja católica), que
promovia a alienação e hábitos conservadores na sociedade. Além disso, o
seu cinema foi marcado por uma constante ligação com o arcaísmo
prevalecente no homem moderno. Prova disso é a obra Teorema,
em que um indivíduo entra na vida de uma família e a desestrutura por
inteiro (cada membro da família representa uma instituição da
sociedade).
Dirigiu os filmes da Trilogia da Vida, com conteúdo erótico e político: Il Decameron, I Raconti di Canterbury e Il fiore delle mille e una notte.
Pasolini, num determinado momento da sua vida, renegou esses filmes,
afirmando que eles foram apropriados erroneamente pela indústria
cultural, que os classificava como pornográficos.
Essa trilogia foi filmada na Etiópia, Índia, Irão, Nepal e Iémen. Os filmes eram dobrados em italiano. Pelo conteúdo, pretensamente classificado como erótico, foi proibido nos Estados Unidos e só chegou a ser exibido já na década de 80. No Brasil, só foi exibido após a abertura política. Em Accattone,
de 1961, Pasolini pôs em prática sua visão sobre a classe do
proletariado na sociedade italiana da época. Gostava de trabalhar com
atores amadores e do povo.
Morte
Pier Paolo Pasolini foi brutalmente assassinado em novembro de 1975.
Ele tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado
no hidro-aeródromo de Ostia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polémica até hoje, sendo associados a um crime político ou um mero latrocínio.
Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um
prostituto, que teria como intuito assaltá-lo. Tal versão, porém, é
muito duvidosa.
Existem estudos, filmes e programas de TV que põem em terra a versão
acatada pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não
ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como
assassino confesso.
Menos aceitação do meio científico tem a hipótese de Gaia, em que Margulis começou a trabalhar no ano de 1972. A hipótese de Gaia fora apresentada por James E. Lovelock, químico inglês e inventor. Gaia é uma deusa, a Mãe terra grega. Na sua hipótese, Lovelock sustentava que a Terra é um organismo vivo e Margulis especificou que a Biota
terrestre – o agregado de toda a matéria viva do planeta – é habilitada
para o crescimento e tem um metabolismo e uma interação química
apropriada à manutenção da temperatura do planeta e da composição
atmosférica nos níveis desejáveis para a eclosão e a existência da vida
na Terra.
Nasceu em Chicago, a 5 de março de 1938, filha de Morris e Leone Alexander. Foi aceite na Universidade de Chicago com 15 anos. Aí conheceu Carl Sagan, então doutorando em física. Casaram quando Lynn tinha 19 anos. Recebe o bacharelato em Liberal Arts. Do casamento com Carl Sagan teve dois filhos, Dorion Sagan (com quem co-escreveu vários livros) e Jeremy Sagan. Do seu segundo casamento, com o cristalógrafo Thomas N. Margulis, teve dois filhos, Zachary Margulis-Ohnunma e Jennifer Margulis di Properzio.
2009 - Recebe a Darwin-Wallace Medal atribuída a cada 50 anos pela Linnean Society por "avanços significativos no estudo da história natural e evolução".
Nevada Medal, Sigma Xi's William Proctor Prize, NASA Public Service
Award, Miescher-Ishida Prize, Commandeur de l'Ordre dees Palmes
Academique de France.
O Massacre de Katyn (em polacozbrodnia katyńska) foi uma execução em massa de cidadãos da Polónia ordenada por autoridades da União Soviética em 1940. Estima-se que mais de 22 mil pessoas tenham sido mortas.
Os prisioneiros polacos foram assassinados numa floresta nos arredores da vila de Katyn, em prisões e em diversos outros lugares. Cerca de oito mil vítimas eram militares polacos que tinham sido aprisionados na invasão soviética da Polónia em 1939, sendo os restante cidadãos polacos presos sob alegações de pertencerem a corpos de serviços de inteligência, espionagem, sabotagem, e também proprietários rurais, advogados, padres etc.
Após a invasão da Polónia, que teve início em 1 de setembro de 1939, a União Soviética declarou, em 17 de setembro de 1939,
que o governo polaco não estava mais no controle do seu país. Isto fez
com que qualquer acordo diplomático em vigor com o estado polaco fosse
cancelado.
O Exército Soviético rapidamente avançou ao território polaco e
encontrou pouca resistência por parte dos militares locais. Entre
250.000 e 454.700 soldados e policiais polacos foram presos. Após isso,
cerca de 250 mil foram libertados e 125 mil foram encaminhados ao
Comissariado do Povo de Assuntos Internos soviética, o NKVD. O órgão, em um segundo momento, libertou 42.400 soldados de etniaucraniana e bielorussa
que estavam a serviço do Exército Polaco. Já os 43 mil soldados
detidos que residiam no oeste da Polónia foram entregues à Alemanha.
Em Novembro de 1939, o NKVD tinha cerca de 40 mil polacos presos, sendo cerca de 8.500 oficiais e subtenentes, 6.500 policiais e 25 mil soldados e sargentos. Estes foram interrogados através de determinação do Comissário do Povo para Assuntos Internos da URSS, Lavrentiy Beria, que criou um órgão de gestão dos prisioneiros de guerra dentro do NKVD.
Kozelsk e Starobelsk foram utilizados principalmente para os oficiais
militares, enquanto Ostashkov foi utilizado principalmente para
guardas, policiais e agentes penitenciários. Também foram detidos
intelectuais polacos.
De outubro de 1939 a fevereiro de 1940,
os prisioneiros polacos foram submetidos a interrogatórios. O
processo de entrevistas determinou quais seriam libertados ou
condenados. Em 5 de março de 1940, Estaline e mais três membros do Politburo assinaram a ordem para executar 27.500 polacos, sob acusação de serem contra-revolucionários.
Chávez foi eleito presidente em 1998, encerrando os quarenta anos de vigência do Pacto de Punto Fijo (assinado em 31 de outubro de 1958, entre os três maiores partidos venezuelanos) com uma campanha centrada no combate à pobreza. Reelegeu-se, vencendo as eleições de 2000 e 2006.
Com as suas políticas de inclusão social e apoio aos mais desfavorecidos obteve enorme popularidade no seu país. Durante a era Chávez, a pobreza
entre os venezuelanos caiu de 49,4%, em 1999, para 27,8%, em 2010.
No plano político interno, Chávez fundiu os vários partidos de esquerda no PSUV. Fortaleceu os movimentos e as organizações populares, estabelecendo uma forte aliança com as classes mais pobres.
Nas várias eleições, realizadas ao longo de aproximadamente 15 anos, a
oposição foi derrotada. Inconformados, os adversários de Chávez
promoveram um golpe de Estado, no início de 2002, com apoio do governo
dos Estados Unidos.
Apesar de o governo norte-americano ter usado a sua influência para
obter o reconhecimento imediato do novo governo, a comunidade
internacional – inclusive o Brasil, então governado por Fernando Henrique Cardoso – condenou o golpe. Chávez acabou voltando ao poder três dias depois. No final do mesmo ano, mediante um referendo, a população foi chamada a opinar sobre a sua permanência na
presidência. Chávez venceu o referendo sem dificuldade, ampliando assim a
sua base política de apoio.
Inconformados, os lideres da oposição boicotaram as eleições
parlamentares, no sentido de deslegitimar os eleitos e, assim, os
futuros atos do Poder Legislativo. Essa manobra não teve o resultado
esperado e acabou por dar a Chávez uma tranquila maioria no parlamento.
Apesar de se ter afastado da vida parlamentar por decisão própria, a
oposição passou, então, a acusar Chávez de monopolizar o poder - já que
tinha de facto a maioria na Assembleia Nacional
- e de nomear aliados para o Supremo Tribunal de Justiça. Além disso, a
oposição também criticava o controle do Banco Central e da indústria petrolífera
do país pela Presidência da República. Alguns também acusavam Chávez de
perseguir adversários políticos e de pretender instaurar de uma ditadura do proletariado na Venezuela.
Apesar de ser muito criticado pela imprensa, dentro e fora do seu
país, e de adotar uma postura desafiante em relação aos Estados Unidos,
muitos simpatizaram com sua ideologia, com as políticas sociais do seu governo e com sua política externa, voltada à integração latino-americana e às relações sul-sul, mediante incremento de trocas bilaterais e acordos de ajuda mútua.
Em 2005 e 2006, Chávez foi incluído, pela revista Time, entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.
(...)
Em 5 de março de 2013, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a morte de Hugo Chávez, aos 58 anos, em Caracas,
às 16.25 horas locais,por causa de um cancro na região pélvica e de uma
infecção respiratória aguda. Algumas agências noticiosas, no entanto,
especulam que o anúncio
teria sido feito horas depois do falecimento de Chávez, que teria
ocorrido em Havana,
tendo o corpo sido transportado para Caracas em seguida. Por algum
tempo, circulou a notícia de que o corpo de Chávez seria embalsamado,
mas foi decidido posteriormente que tal procedimento não ocorreria,
já que para isso o corpo teria de ser enviado à Rússia e permanecer por
lá de 7 a 8 meses.
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-económica distintas, no pós-Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos.
Extrato do discurso de Churchill no Westminster College, em Fulton, no Missouri, Estados Unidos, em 5 de março de 1946, citando a expressão "iron curtain" ou, em português, "cortina de ferro":
"From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic an iron curtain has
descended across the Continent. Behind that line lie all the capitals
of the ancient states of Central and Eastern Europe. Warsaw, Berlin,
Prague, Vienna, Budapest, Belgrade, Bucharest and Sofia; all these
famous cities and the populations around them lie in what I must call
the Soviet sphere, and all are subject, in one form or another, not only
to Soviet influence but to a very high and in some cases increasing
measure of control from Moscow."
"De Stettin, no [mar] Báltico, até Trieste, no [mar] Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia;
todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que
devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma
ou de outra, não somente à influência soviética mas também a fortes, e
em certos casos crescentes, medidas de controle emitidas de Moscovo."
Os dois blocos de países divididos pela cortina de ferro divergiam em vários aspectos:
no plano económico, o Bloco Ocidental buscou a reconstrução no pós-guerra com o Plano Marshall, enquanto o Bloco Oriental utilizou um modelo concorrente, o COMECON;
No plano político, o Bloco Ocidental se manteve como sistema económico o capitalismoliberal,
incluindo diferentes tipos de regimes políticos (desde democracias até
regimes autoritários), enquanto que o Bloco Oriental adotou o modelo do socialismo e a economia planificada, geralmente sob regimes autoritários de partido único.
Andrew Roy Gibb (Manchester, 5 de março de 1958 - Oxford, 10 de março de 1988) foi um cantorbritânico. Era o irmão mais novo de Barry, Robin e Maurice Gibb, conhecidos como os Bee Gees. Ao contrário do que se afirma, Andy nunca chegou a ser um integrante dos
Bee Gees. Várias vezes seus irmãos o convidaram, mas Andy preferia
carreira solo. Entretanto, sempre contou com o apoio constante dos
irmãos, seja escrevendo ou produzindo. Além disso, os Bee Gees também
gravaram backing vocals em várias músicas de Andy, e é justamente por
esse motivo que as pessoas pensavam que Andy fazia parte dos Bee Gees.
Mas era apenas apoio que eles davam a Andy, o que fazia parecer que os
Bee Gees eram quatro. Quem o ensinou a tocar guitarra foi o seu irmão Barry Gibb, no modo da afinação havaiana.
Nasceu em Ereira, Montemor-o-Velho
e formou-se em Ciências Físico-Naturais na Faculdade de Ciências da
Universidade de Coimbra. Professor da Escola Normal, interessava-se por
etnografia e arte popular, reflectidos na sua obra poética, ligada às
crenças e mitos seculares, aos motivos da terra, vida animal, ao povo e
à lide agrária. A sua sensibilidade poética deu-lhe um convívio com
literatos de vários grupos e escolas. Colaborou na "Águia" e dirigiu a
"Rajada" (1912-1914).
Encontra-se colaboração da sua autoria nas revistas Atlântida (1915-1920) e Contemporânea (1915-1926).
Obra
Trata-se dum poeta em permanente actualidade, dado que vai acompanhando
todos os movimentos poéticos da primeira metade do século XX. Nasce
numa atmosfera de saudosismo, dominado por Teixeira Pascoais.
Entretanto, surgem outras escolas a que adere sem compromisso, mas com
ironia e pendor populista. Logo as crianças, o desenho infantil, as
pedras, as águas. Aparece, então, como saudosista, no conteúdo, e um
modernista, na forma.
Cobrem-me as fontes já cabelos brancos,
Não vou a festas. E não vou, não vou.
Vou para a aldeia, com os meus tamancos,
Cuidar das hortas. E não vou, não vou.
Cabelos brancos, vá, sejamos francos,
Minha inocência quando os encontrou
Era um mistério vê-los: Tive espantos
Quando os achei, menino, em meu avô.
Nem caiu neve, nem vieram gelos:
Com a estranheza ingénua da mudança,
Castanhos remirava os meus cabelos;
E, atento à cor, sem ter outra lembrança,
Ruços cabelos me doía vê-los ...
E fiquei sempre triste de criança.
As a young child Clark received piano lessons. Then whilst still a pupil at Chester-le-Street
Grammar School he played Hammond organ in working men's clubs. He
continued his formal musical education at Durham Technical College and
was offered a place at the Guildhall School of Music, but turned it
down because by then he was already forging a successful career in
music. He played and recorded with a group called Splinter, who were
signed to George Harrison's Dark Horse label, and also Gallagher & Lyle, and did a tour of summer festivals with Lindisfarne, which included Knebworth. He also appeared on a number of tracks of the Geordie album No Good Woman.
Clark joined Dire Straits shortly before the release of Making Movies
in 1980, becoming their first and main keyboard player. His playing
became an important element and transformed the band into the huge band
they then became. While this is notable on their fourth album, Love Over Gold in 1982, his style is also readily apparent on Dire Straits' live album Alchemy, but perhaps his greatest contribution was on the hugely successful Brothers in Arms album. Clark continued with Dire Straits, co-producing the following album, On Every Street with Knopfler, until the band's eventual breakup in the mid-1990s.
In 1983 he contributed to Bob Dylan's album Infidels, which Mark Knopfler co-produced, and he played on the following Empire Burlesque album. Clark also worked with Knopfler on some of his film soundtrack work, most notably on the film Local Hero, in which he also makes a brief appearance as a piano player. He has also worked with Mark's brother David Knopfler on his solo albums and toured and recorded extensively with Eric Clapton as well as playing in the "Orchestra Nights" performances with the National Philharmonic Orchestra and Michael Kamen during the 24 Nights concerts at the Royal Albert Hall
in 1990 and 1991. Throughout his time with Dire Straits, he was also
Tina Turner's musical director, and played on and arranged her huge
hit Private Dancer. Clark has also played and recorded with an
eclectic range of other artists including the Bee Gees, Jimmy Nail,
Escape Club, Joan Armatrading, Gerry Rafferty, Mick Hucknall, Bill
Wyman, Sting, Van Morrison, Sly and Robbie, Shakin Stevens, Roger
Daltrey, George Harrison, Elton John, Phil Collins, Bruce Willis etc.
In 2001 Clark composed the music for the hit paranormal show Most Haunted,
and has composed many other themes for TV shows and radio
commercials. In 2005 he wrote and directed a film to commemorate
25years of the Great North Run, called The Inspiration, which was
screened and performed live with the northern Philharmonic, at The
Sage in Newcastle.
Later in November 2005, Clark was a member of the house band at "The Hull Story", a tribute to the music of Alan Hull of Lindisfarne. The concert, which took place at Newcastle City Hall in aid of the Young Musicians Fund, is available on DVD. His Hammond playing features extensively throughout.
In 2010 Clark reunited with Dire Straits band members John Illsley and
Chris White at the XRoads club in Rome, and has been recording and
touring with German star Westernhagen, as well as writing and recording
with many other artists at his state of the art studio, including up
and coming star Jamie Squire.
In 2011 he formed a band, the Straits, to play the music of Dire
Straits at a charity show at the Albert hall, that featured drummer
Steve Ferrone from Tom Petty and the Heartbreakers, and Dire Straits'
guitarist Phil Palmer. The band went on to perform other successful
shows.
He is currently a member of a band called LEGACY, which features
himself, Phil Palmer, Steve Ferrone, Trevor Horn, Danny Cummings, Mel
Collins, Primi de Biasse, and Marco Caviglia, and in 2017 he wrote and
produced, with Phil Palmer, and album for the LEGACY called Three Chord
Trick.
In 2017 he recorded 4 tracks in Real World studios with Italian artist
Pacifico He has also written and recorded the music for many TV
commercials
He has lately been recording with Trevor Horn, and playing in his band.
Um dos compositores mais celebrados do século XX, ele é mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas bandas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou por todo o mundo em turnês, e voltou à terra local, agora União Soviética. Nos seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Em conjunto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética.
(...)
Aos 61 anos, Prokofiev morreu em 5 de março de 1953, no mesmo dia que Estaline. Ele vivia próximo da Praça Vermelha,
e durante três dias, a multidão que se despedia de Estaline
impossibilitou a retirada do corpo de Prokofiev para o serviço
funerário. No funeral, não havia flores nem músicos, todos reservados
para o funeral do líder soviético. A sua morte é frequentemente
atribuída a uma hemorragia cerebral,
mas é sabido que ele já estava muito doente pelos últimos oito anos
de sua vida. Ele havia apenas iniciado os ensaios para o seu bailado A Flor de Pedra, que foi levado à cena no ano seguinte.
Ganhou fama ainda jovem e tornou-se mais conhecido pelos grandes afrescos
em igrejas e palácios. Ao longo de sua vida tornou-se um dos principais
decoradores da Europa, mas também deixou obra significativa na pintura
de cavalete e na gravura. O seu estilo reflete a herança do classicismo e do barroco mas se expressa em plenitude numa feição rococó,
corrente da qual é um dos principais representantes, consolidando uma
obra que combina grandiosidade, versatilidade, elegância e leveza, com
uma figuração dinâmica, uma paleta de cores original e uma pincelada
livre e segura. Com a colaboração de seu filho e discípulo Domenico,
também pintor de renome, dominou a pintura veneziana do século XVIII e a
sua fama continental emprestou lustro a uma República que então estava
em decadência política e económica. Trabalhou na Itália, Alemanha,
Suíça, Rússia e Espanha. Entre as suas obras principais estão os afrescos
no Palácio Episcopal de Udine, a telas para a Scuola del Carmine de
Veneza, e os afrescos no Palácio Greiffenklau em Würzburg.
Sara e o Arcanjo (1726-28), Palácio Patriarcal de Udine
O Massacre de Boston foi um incidente ocorrido no dia 5 de março de 1770, em Boston, Massachusetts, quando soldados do Exército Britânico dispararam sobre um grupo de civis, matando cinco homens e ferindo outros seis.
As tropas britânicas estavam estacionadas em Boston, capital da
Província da Baía de Massachusetts, desde 1768, com o objetivo de
proteger e apoiar os oficiais nomeados pela coroa, e tentando fazer
cumprir a legislação parlamentar, muito impopular entre os colonos. Por
entre a crescente tensão nas relações entre a população e os soldados,
um pequeno grupo de pessoas formou-se em redor de uma sentinela
britânica, a qual foi sujeita a ofensas verbais e perseguições. A
sentinela acabou por receber ajuda de outros oito soldados, os quais
receberam ameaças verbais e foram atingidos por objetos atirados pelos
civis. Dispararam contra a multidão, sem ordens prévias para o fazer,
matando três pessoas e ferindo outras; duas delas acabariam por morrer
dos ferimentos.
A multidão acabou por dispersar depois de o governador Thomas Hutchinson ter prometido um inquérito, mas alterou a sua promessa o dia seguinte, dando instruções para a retirada das tropas para Castle Island. Oito soldados, um oficial e quatro civis foram detidos e acusados de homicídio. Defendidos pelo advogado John Adams,
seis dos soldados foram absolvidos, enquanto os outros dois foram
condenados por homicídio simples, receberam penas reduzidas. Desenhos,
relatos e propaganda sobre o incidente, coloridos por Paul Revere, além da militarização da região aumentaram, ainda mais, as tensões ao longo das Treze Colónias.
A sua aldeia é próxima do lago de Constança, na Suábia, região que hoje pertence à Alemanha.
(...)
O magnetismo animal
O primeiro tratamento por meio do magnetismo animal teve início em 1773.
A paciente foi uma familiar da esposa de Mesmer e amiga da família
Mozart, Franziska Esterlina, uma mulher de vinte e nove anos,
bastante debilitada.
Em 1775,
com o fraco acolhimento dado à sua descoberta, Mesmer determinou-se a nada
mais a divulgá-la publicamente em Viena. Viajou para diversos países da
Europa anunciando a sua descoberta. Visitou a Suábia, a Baviera, a Suíça e a Hungria, entre outros países. Publicou uma Carta ao povo de Frankfurt, que representa uma importante fase do desenvolvimento de sua teoria. Pela primeira vez definiu o magnetismo animal como sendo a capacidade de um indivíduo em causar efeitos similares ao magnetismo mineral em outra pessoa. Em 5 de janeiro, publicou em jornais e panfletos uma Carta a um médico estrangeiro, esclarecendo a terapia do magnetismo animal. Foi primeiramente endereçada ao médico Johann Christoph Unzer, de Altona. Em Munique, a 28 de novembro, foi aceito como membro da Academia do Eleitorado da Baviera.
Em 1776, Mesmer deixou de fazer uso do íman como simples condutor do magnetismo animal, para evitar mal-entendidos por parte dos médicos e físicos. Continuou a usar água, garrafas e barras de ferro. Publicou Cartas sobre a cura magnética, esclarecendo a sua tese de doutoramento, e enviou-as, como divulgação, a alguns médicos.
No ano seguinte, Mesmer aceitou como paciente a famosa pianista Maria Theresia Paradis, 'curando' a sua cegueira e gerando controvérsias.