terça-feira, junho 25, 2019

Carly Simon - 74 anos

Carly Elisabeth Simon (Nova Iorque, 25 de junho de 1945) é uma cantora e compositora norte-americana, também autora de livros infantis e de uma autobiografia. Nasceu numa família milionária: o seu pai, Richard Simon, era um dos fundadores da grande editora Simon & Schuster e a família convivia com os ricos e famosos de Manhattan. Iniciando a carreira no final da década de 60, numa parceria com a irmã Lucy, contudo alcançou o estrelato com a carreira a solo na década seguinte, com uma série de sucessos que a fizeram vencedora do Grammy como artista revelação em 1971 e ter o seu hit "You're So Vain" listado como uma das 100 maiores canções de todos os tempos, além de fazê-la figurar no Grammy Hall of Fame, em 1994.
Com o seu sucesso de 1988 "Let the River Run", do filme Working Girl, Simon tornou-se a primeira artista na história a vencer um Grammy, um Óscar e um Globo de Ouro por uma canção inteiramente composta, escrita e executada por uma só pessoa.
Teve relacionamentos com diversos artistas famosos, como Cat Stevens, James Taylor (com quem foi casada por uma década e teve dois filhos), Kris Kristofferson ou Warren Beatty; o seu último casamento, apesar de durar vinte anos, terminou quando descobriu que o marido era gay; por fim ela juntou-se com o cirurgião Richard Koehler, com quem vivia, em 2015.
Simon venceu um cancro e, apesar de com a idade estar perdendo a voz, continuava a realizar apresentações juntamente com o filho Ben. Em 2015 publicou uma autobiografia parcial, intitulada Boys in the Trees. Um empresário certa vez declarou: "Cada momento de sua carreira foi um drama".
   
 

Sem comentários: