Mostrar mensagens com a etiqueta baixo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta baixo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, outubro 09, 2019

John Entwistle nasceu há 75 anos

John Alec Entwistle (Chiswick, 9 de outubro de 1944 - Las Vegas, 27 de junho de 2002) foi um baixista, compositor, cantor e trompetista britânico, mais conhecido por seu trabalho no baixo com a banda de rock The Who. Foi considerado o melhor baixista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. A sua sonoridade agressiva no instrumento influenciou várias gerações de baixistas, levando-o a ser definido como "o maior baixista da história do rock" por publicações como Greenwich Time e The Ledger.
O som base do seu instrumento era alcançada através da utilização de linhas pentatónicas e um som agudo pouco comum, alcançado através da utilização de cordas de aço RotoSound. Entwistle possuía uma coleção de mais de 200 instrumentos, refletindo as diferentes marcas que utilizou durante a sua carreira: baixos Fender e Rickenbacker nos anos 60, Gibson e Alembic nos anos 70, Warwick nos anos 80 e baixos Status de fibra de carbono nos anos 90.
 
   

sábado, setembro 21, 2019

Jaco Pastorius morreu há 32 anos

Jaco Pastorius, de nome próprio John Francis Anthony Pastorius III (Norristown, Pensilvânia, 1 de dezembro de 1951 - Fort Lauderdale, Flórida, 21 de setembro de 1987), foi um baixista de jazz norte-americano. É considerado por muitos como um dos mais influentes baixistas de todos os tempos.
 
(...)
 
O trágico fim de John Francis Anthony Pastorius III inicia-se a 11 de setembro de 1987. Após um show de Carlos Santana, dirigiu-se ao Midnight Bottle Club, em Wilton Manors, Florida. Após ter um comportamento exibicionista e arrogante, entra numa luta com um segurança do clube, chamado Luc Havan. Como resultado desta, sofre um traumatismo craniano e entra em coma, ficando assum durante dez dias. Quando os aparelhos que o mantinham vivo foram desligados, o seu coração ainda bateu durante três horas. A morte do mais ilustre baixista de todos os tempos foi a 21 de setembro de 1987, faltando-lhe apenas dez semanas para completar 36 anos. Foi enterrado no cemitério Queen of Heaven, em North Lauderdale.
Uma das maiores homenagens prestadas a ele, foi feita pelo trompetista Miles Davis, que gravou a música Mr. Pastorius, composição do baixista Marcus Miller, lançada no álbum Amandla.


domingo, agosto 25, 2019

Gene Simmons faz hoje setenta anos!

Gene Simmons, nome artístico de Chaim Weitz, (Haifa, 25 de agosto de 1949) é o vocalista, baixista e fundador da banda de hard rock Kiss. Simmons é mais conhecido pela sua alcunha "The Demon". Juntamente com Paul Stanley, Simmons é o único membro remanescente da formação original do Kiss, e participou de todos os álbuns da banda. Contrariamente a muitas personalidades do rock, Simmons afirma "nunca ter consumido drogas, nunca ter fumado nem nunca ter bebido álcool demais em toda a sua vida." É famoso pelo seu jeito demoníaco durante os shows e pelo seu baixo em forma de machado, Axe Bass. Naturalizado norte-americano, é um ex-professor primário. De entre suas melhores composições estão Rock and Roll All Night, Shout It Out Loud, Christine 16, I Love It Loud, War Machine, entre outros hits. Simmons também estreou o seu próprio reality show "Gene Simmons: Family Jewels" exibido na A&E.
Biografia
Chaim Weitz (que posteriormente mudaria seu nome para Eugene Klein) nasceu em Haifa, Israel e mudou-se com a mãe para os Estados Unidos quando tinha nove anos, indo morar em Queens, Nova Iorque (durante a Segunda Guerra a sua mãe esteve num campo de concentração). Gene aprendeu inglês lendo histórias em quadradinhos de super heróis, livros de ficção científica e filmes, particularmente os de terror (além de inglês, ele também fala hebraico, alemão e húngaro). Formou-se no Richmond College e foi professor de inglês no Harlem espanhol. Ele aprendeu a tocar guitarra, mas preferiu o baixo porque, segundo ele, existiam muitos guitarrista, e queria ser diferente.
Um amigo, Steve Coronel, apresentou-o a Stanley Eisen (mais tarde, Paul Stanley). De começo eles não  gostaram um do outro, mas depois se tornaram amigos e juntos fundaram uma das mais importantes bandas de Hard Rock e Heavy Metal do mundo: os Kiss, em janeiro de 1973. Perfeccionista, entra de cabeça nos negócios da banda, encarando a fantasia e explorando (e bem) o marketing dela. Mulherengo convicto, tem centenas de polaroid nuas das raparigas com quem (segundo ele, mais de 5 mil) fez sexo nas tournés. Namorou as cantoras Cher e Diana Ross. Mora com a atriz e playmate Shannon Tweed há mais de 23 anos, com quem tem dois filhos, (Sophie Simmons e Nicholas Simmons). Em 2011, casou-se com a mesma.
Depois do sucesso da banda nos anos 70/80, Gene começa a descobrir novas bandas. Descobriu os Van Halen e Cinderella. Ele retira a máscara em 1983 com o lançamento do álbum "Lick it Up" a ficou assim até 1996 quando houve a "Reunion Tour" com todos os membros originais do Kiss. Na década de 80 Gene tentou a carreira de ator estrelando filmes como "Runaway" (de 1985, com Tom Selleck, da série Magnun), "Wanted Dead or Alive", entre outros. Gene resolveu ampliar seus horizontes e passou a fazer várias participações em filmes e séries (fez o papel de um traficante na série Third Watch), produziu novas bandas (Keel foi uma delas), desenhos animados, sua própria revista, etc. Nesta época deixou o Kiss um pouco de lado, coisa do que ele se arrependeu futuramente.
É famoso mundialmente por sua gigantesca língua e nos palcos chama a atenção pela sua demoníaca figura, por cuspir fogo, vomitar sangue, além de tocar o seu baixo em formato de machado. Tem a sua própria revista "Gene Simmons Tongue Magazine",o  seu próprio selo (Simmons Record), desenho animado "My Dad the Rock Star". Em dezembro de 2001 lançou seu livro, KISS And Make-up, onde conta coisas inesperadas da banda. Em agosto de 2006 estreou seu reality show "Gene Simmons: Family Jewels" no canal A&E, e devido ao seu sucesso, teve uma segunda temporada onde entre muitas coisas mostra a cirurgia plástica a que se submeteu. Em 2009 promoveu um leilão beneficente para uma instituição onde o produto que foi arrematado por quinze mil dólares era uma pedra retirada cirurgicamente de um de seus rins.

  

quinta-feira, junho 20, 2019

Nigel John Taylor, baixista dos Duran Duran, faz hoje 59 anos

Nigel John Taylor (Birmingham, 20 de junho de 1960) é um músico inglês, baixista e co-fundador da banda pop rock britânica Duran Duran. A banda foi uma das mais famosas do mundo nos anos 80 e 90 graças aos seus videoclips nos primeiros tempos da MTV.
  
Taylor integrou o grupo desde a sua fundação, em 1978, até 1996, quando o deixou para seguir uma carreira a solo, e nos anos seguintes gravou uma dúzia de álbuns, EPs e vídeos, além de participar de diversos filmes. Retornou aos Duran Duran para uma reunião do grupo original em 2001 e continua como o seu baixista até hoje.

Depois de viver no auge da fama com a supermodelo dinamarquesa Renée Simonsen e com a fotógrafa e socialite Amanda DeCadenet, de quem tem uma filha, Atlanta. Atualmente está casado com a estilista britânica Gela Nash.


domingo, junho 02, 2019

Tim Rice-Oxley - 43 anos

Timothy James Rice-Oxley (2 de junho de 1976, Oxford, Oxfordshire) é um músico britânico, pianista e baixista da banda Keane.
  
 

sábado, junho 01, 2019

Simon Gallup nasceu há 59 anos

Simon Jonathan Gallup é o baixista do The Cure e o segundo elemento com mais tempo na banda. Nasceu no dia 1 de junho de 1960 em Duxhurst, Surrey, Inglaterra. Anteriormente a estar nos The Cure, tocava no Lockjaw e The Magazine Spies. Esteve no Cure entre 1980 e 1982 e depois de 1985 até aos dias de hoje. No período em que esteve afastado da banda formou os Cry e os Fools Dance.
  
   

sábado, maio 04, 2019

Mike Dirnt, baixista dos Green Day, faz hoje 47 anos

Michael Ryan Pritchard, conhecido como Mike Dirnt, (Rodeo, Califórnia, 4 de maio de 1972) é o baixista da banda de punk rock, Green Day. O seu apelido fictício (Dirnt) deve-se ao facto de que estava aprendendo a tocar baixo e, no colégio, ficava repetindo notas no baixo que soavam como uma onomatopeia em inglês (dirnt, dirnt, dirnt), e ele adotou a brincadeira para a sua 'alcunha'.
  
   

domingo, março 31, 2019

Stefan Olsdal, dos Placebo, faz hoje 45 anos

Stefan Alexander Bo Olsdal (31 de março de 1974, Gotemburgo, Suécia ) é um guitarrista, baixista e teclista que faz parte da banda de rock alternativo Placebo e do grupo musical Hotel Persona.
Foi para Luxemburgo quando era ainda novo, para a Escola Internacional Americana de Luxemburgo, onde conhece Brian Molko, elemento da banda Placebo. Stefan começou a praticar música no grupo musical da escola, em 1987. Completou o secundário na Suécia e, com os pais, mudou-se para Londres onde estudou no Instituto de Músicos.
  

quarta-feira, março 13, 2019

Adam Clayton - 59 anos

Adam Charles Clayton (Chinnor, Oxfordshire, 13 de março de 1960) é um músico inglês, baixista do U2, banda irlandesa de rock. Adam, que não teve aulas de música, é um autodidata que chegou a bom porto graças a muita dedicação e treino. Entre alguns dos temas em que o seu contributo é mais distinto temos "New Year's Day", "With or Without You" e "Gloria", "Bullet the Blue Sky", "Mysterious Ways", "Get on Your Boots" e "Magnificent". No álbum de estúdio No Line on the Horizon, foi citado como um dos melhores baixistas.
Na décadas de 80 e de 90, Adam apostou nos efeitos, com ênfase ao uso de "slaps", e "distorções". O baixista prefere um som mais puro e direto do seu instrumento. Seja qual for a abordagem, o jazzman da banda (assim chamado pelo vocalista da banda, Bono Vox) continua imprevisível e criativo. Adam é também responsável pelo site oficial da banda no U2.com, tendo entregado a gestão ao seu irmão Sebastian.
Adam é o filho mais velho de Brian e Jo Clayton, nasceu na cidade de Chinnor, na Inglaterra. Quando Clayton tinha apenas 5 anos de idade, a sua família mudou-se de Oxfordshire para Malahide, uma pequena cidade próxima de Dublin, na Irlanda, onde o irmão de Adam, Sebastian, já nasceu. A família Clayton tornou-se amigo da família Evans, com os seus filhos Dik Evans e David Evans (mais conhecido como The Edge), que eram do grupo original, Feedback, que mais tarde se tornou os U2.
   
in Wikipédia
 

quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Peter Hook, baixo dos Joy Division e New Order, faz hoje 63 anos

Peter Hook (Salford, 13 de fevereiro de 1956) é um baixista, músico, autor e produtor musical britânico. Ele é mais conhecido por ter sido o baixista da banda de rock e música eletrónica New Order e, anteriormente, dos Joy Division.
Foi co-fundador dos Joy Division, juntamente com Bernard Sumner, em meados dos anos 70. Após a morte do vocalista Ian Curtis em 1980, a banda, conforme os seus membros tinham decidido, mudou de nome, passando a chamar-se  New Order. Hook foi o baixista até sair da banda, em 2007.
    
   

sexta-feira, fevereiro 08, 2019

Dave Farrell, baixista dos Linkin Park, faz hoje 42 anos

David "Dave" Michael Farrell, também conhecido como Phoenix (Fénix, a ave mitológica que renasce das cinzas e que tem tatuada), (Plymouth, 8 de fevereiro de 1977), é o baixista da banda de nu metal/rapcore, Linkin Park.
Farrell nasceu em Massachusetts mas mudou-se para Mission Viejo, Califórnia, quando tinha cinco anos. Ele estudou na Mission Viejo High School. Ele também formou-se na Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1999. Baixo, guitarra, cello e violino são os instrumentos que ele toca.
Farrell era membro da banda punk cristão conhecida como Tasty Snax (mais tarde The Snax). Na época em que fazia faculdade, ele ensaiava com Brad Delson em seu quarto. Porém, como ele tinha que tocar e viajar com os Tasty Snax, ele não podia tocar com Delson e a sua banda, que mais tarde se tornou os Linkin Park. Depois de esta mudar o seu nome para Snax, Farrell começou a tocar baixo na banda, antes de sair mais uma vez, para se juntar de vez aos Linkin Park como baixista. O seu companheiro de banda Mark Fiore virou editor de vídeo do Linkin Park.
Farrell cita como algumas das suas influências de vida a sua mãe e o seu irmão, Joe, assim como Weezer, Beatles, os Deftones, John Deacon, The Roots, Bob Marley, Sarah McLachlan, Hughes & Wagner e Harrod & Funck.
   
 

terça-feira, fevereiro 05, 2019

Duff McKagan - 55 anos!

Michael Andrew McKagan (Seattle, 5 de fevereiro de 1964), mais conhecido pelo seu nome artístico Duff McKagan é um músico dos Estados Unidos. Ele é mais conhecido por ser um membro fundador e baixista, durante doze anos, da banda de hard rock Guns N' Roses, com quem alcançou sucesso mundial no final dos anos 80 e início de 90 e também que deixou no auge da sua fama, em 1997. Durante os seus últimos anos com a banda, ele lançou um álbum a solo, Believe in Me (1993), e formou, com uma curta duração, o supergrupo Neurotic Outsiders.
Após sua saída dos Guns N' Roses em 1997, McKagan brevemente reuniu-se com sua banda de punk pré-sucesso de Seattle, 10 Minute Warning. Eles, então, formaram a ainda ativa banda de hard rockLoaded, em que ele canta e executa riffs de guitarra. Entre 2002 e 2008, ele tocou baixo no supergrupo Velvet Revolver, com os seus ex-companheiros da banda Guns N' Roses, Slash e Matt Sorum. Ele juntou-se aos Jane's Addiction num breve período em 2010. McKagan foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2012, como membro dos Guns N' Roses.
Biografia
McKagan nasceu numa família de classe trabalhadora, na região de Seattle, a 5 de fevereiro de 1964, o mais novo de oito filhos de Alice Marie e Elmer "Mac" McKagan. Após o divórcio dos seus pais, a sua mãe apoiou a família, tendo um emprego como datilógrafa. Ele foi ensinado a tocar baixo pelo seu irmão Bruce, desenvolvendo as suas habilidades tocando músicas dos álbuns de 1999 de Prince e Damaged dos Black Flag. Duff descreve Seattle como "uma grande cidade de Rock N' Roll com um hip no cenário underground".
Duff tocou, ao todo, em 31 bandas no underground de Seattle, incluindo bandas como Ten Minute Warning e uma banda de hard-core punk chamada The Fartz (As Flatulências). Aos 19 anos mudou para o sul da Califórnia, onde conheceu Slash e Steven Adler, formando a banda Road Crew. A banda separou-se mas eles manteriam o contato, o que originaria posteriormente o convite de Duff para os dois ingressarem nos Guns N' Roses.
Cquote1.svg Quando conheci Slash e Steven pela primeira vez foi estranho, pois nunca tinha conhecido tipos como aqueles. Saímos e ficamos bêbados aquela noite. Criamos uma banda naquela noite. Era a banda do Slash. A Road Crew! Cquote2.svg
Após recrutar os membros do LA Guns, Axl Rose e Izzy Stradlin', os Guns N' Roses estavam formados. Após um momento, Axl largou sua banda, Hollywood Rose, pelo LA Guns. Isso gerou alguns problemas, pois Izzy agendou shows com as duas bandas em datas iguais - e não apareceu em nenhum deles. Os problemas das duas bandas geraram o nascimento de uma: Guns N' Roses. A nova formação foi finalizada a 6 de junho de 1985. Após dois dias de preparação, Duff e a banda tocaram numa terça à noite, pela primeira vez, num bar conhecido como Troubadour.
Duff é um grande fã de bandas como Sex Pistols, Ramones e The Misfits - a música que Duff canta no álbum The Spaghetti Incident? e nas apresentações ao vivo da era Use Your Illusion eram dos The Misfits. Em 1990 ele e Slash ajudaram Iggy Pop a escrever seu álbum Brick by Brick.
Duff casou-se pela primeira vez a 28 de maio de 1988 com Mandy Brix, de quem se separou em 1990. Casou novamente em setembro de 1992 com Linda Johnson e separou-se dela em setembro de 1995.
Viciado em drogas e álcool, enquanto Stradlin' (não há informações reais que a sua saída tenha relação com drogas), e Steven Adler deixaram a banda em 91 e 90 respectivamente. Stradlin retornaria na era Use Your Illusion, devido a um acidente de motocicleta que impossibilitou Gilby Clarke, novo guitarrista base de tocar alguns shows, devido a uma fratura no pulso. Duff sobreviveu de forma volátil durante 11 anos no GN’R. Em 1993 começou o seu projeto a solo, com o álbum Believe In Me. Em 1997 foi anunciada a sua saída oficial da banda. Nesse mesmo ano, escondido da imprensa e do grande público, Duff foi submetido a uma cirurgia de emergência ao pâncreas, o que o obrigou a parar de vez com o consumo de álcool.
Em 27 de agosto de 1997 teve a sua primeira filha, Grace, com Susan Holmes, tendo se casado em 28 de agosto de 1999 e em 16 de Julho de 2000 tiveram outra filha, Mae Marie.
Com o passar dos anos Duff ganhou algum juízo e largou o seu vício, tornando-se um bom pai.
Colaborou com o projeto a solo de Slash, que foi o de maior renome dentre os membros que fizeram carreira a solo. Chegou a lançar um CD com o supergrupo chamado Neurotic Outsiders, onde era guitarrista e vocalista, Matt Sorum companheiro da era Use Your Illusion nos Guns, era baterista e tinha ainda Steven Jones, ex-Sex Pistols, guitarrista e John Taylor, Duran Duran, no baixo.
Tentou a sorte como ator em 1997, onde interpretava um "vampiro rocker morto".
Duff viveu entre Los Angeles e Seattle durante o período de 1994 a 1999 devido a doença de Parkinson a qual sua mãe lutou nesse período, e Duff sentiu que tinha de estar perto. A sua mãe faleceu no início de abril de 1994 e desde então Duff vive em Seattle. Participou em bandas pequenas que ele criou e desfez rapidamente, entre 2000 e 2001. Participou, em 2001, de uma turnê pelo Japão com Izzy Stradlin', que divulgava o álbum a solo "River", de Izzy.
Desde abril de 2002 toca no projeto dos ex-Guns N' Roses Slash e Matt Sorum, o Velvet Revolver.
No dia 14 de outubro de 2010, Duff subiu ao palco novamente com os Guns N' Roses, em um show em Londres, na Arena O2, tocando 4 músicas: Nice Boys, You Could Be Mine, Knockin' On Heaven's Door e Patience.
O Loaded passou pelo Brasil, em novembro de 2011, fazendo quatro shows, no SWU, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.
A banda Loaded, liderada pelo baixista Duff McKagan, abriu dois shows do Guns N' Roses no dia 16 de dezembro de 2011 em Seatle, nos Estados Unidos, e no dia 17 de dezembro de 2011, em Vancouver, no Canadá. Como, em 2010, Duff subiu ao palco do Guns N' Roses como convidado especial. Ele tocou You Could Be Mine nos dois shows, além de Civil War, em Vancouver.

sexta-feira, janeiro 25, 2019

Richard Finch (dos KC and the Sunshine Band) faz hoje 65 anos!

(imagem daqui)
   
Richard Raymond Finch ou apenas Richard Finch (23 de janeiro de 1954, Indianápolis, Indiana) é um compositor, produtor, engenheiro e procurador musical. Ele é mais conhecido como ser um dos fundadores, produtor e ex-baixista do KC and the Sunshine Band.
   
Biografia
Nascido em Indianápolis, Indiana, a família Finch se mudou para Miami, Florida, quando ele ainda era bebé. O seu grupo favorito enquanto crescia eram os Os Beatles. O seu gosto musical incluía soul e música country. No início da adolescência, Finch adquiriu experiência no baixo elétrico. Ele juntou-se a bandas de diversos países, antes de se juntar à banda Ball & Chain. Finch ficou interessado em técnicas de gravações de áudio e um colega lhe apresentou-o a um produtor, Clarence Reid da TK Records. Finch parou no ensino secundário, pois estava muito ocupado na TK Records e, finalmente, foi contratado como engenheiro de gravação na empresa. Henry Stone e Clarence Reid apresentaram o então adolescente Finch a Harry Wayne Casey, quatro anos mais velho, que trabalhava no departamento de expedição. Antes de sua apresentação a Casey (futuramente conhecido só por KC), Finch já havia se estabelecido na TK como um engenheiro qualificado, com mais de 127 singles gravados antes dos 17 anos de idade (incluindo faixas diversas para a Allman Brothers e Mother's Finest). Na semana de reunião, Finch e Casey começaram a compor, com suas canções de sucesso registado pela primeira vez por Betty Wright e George McCrae (Where Is The Love e Rock Your Baby). Finch, em seguida, reuniu os futuros membros da Sunshine Band, sendo todos amigos conhecido na TK, Jerome Smith (guitarrista) e o baterista Robert Johnson. Finch e Casey produziu inúmeros hits, incluindo "Shake Shake Shake (Shake Your Booty)", "Get Down Tonight", "Please Don't Go", "Boogie Shoes" e "I'm Your Boogie Man", Em janeiro de 1982 a banda KC and the Sunshine Band tinha-se separado e Casey foi fazer uma carreira a solo, mas, nos anos 90, Casey recuperou a banda com novos integrantes, Finch já não faz mais parte.

Outros aspetos
Finch é um vencedor de um Grammy e de um American Music Awards e tem uma estrela na Calçada da Fama.
Instrumentais de baixo e bateria de Finch foram usados por artistas como 50 Cent, Snoop Dogg, Ultra Naté, e Beyoncé Knowles.
Finch produz trabalhos de novos músicos no seu estúdio no Ohio e em todo o país e está em processo de lançamento da sua gravadora e de escrever a sua autobiografia, sendo um longa-metragem uma opção.
  

sexta-feira, janeiro 18, 2019

Andy Rourke, o baixista da banda The Smiths, faz hoje 55 anos!

Andrew Michael Rourke (Manchester, 17 January 1964) is an english musician, best known as the bassist for The Smiths.

Career
Andy Rourke received an acoustic guitar from his parents when he was 7 years old. At age 11 he befriended a young John Maher (the future Johnny Marr) with whom he shared a mutual interest in music. The pair spent lunch breaks in school jamming and playing on their guitars. When Marr and Rourke formed a band, he invited Rourke (still then a guitarist) to try on bass, which he fell in love with and he stuck with ever since. At age 15 Rourke abandoned school. He passed through a series of menial jobs and played guitar and bass in various rock bands, as well as in the short lived funk band Freak Party, with his school friend Johnny Marr.
Marr later teamed up with Steven Morrissey to form the Smiths. Rourke joined the band after its first gig, and remained through most of its existence. Rourke was briefly sacked from the band, allegedly receiving the news in a note left under the windscreen wiper of his car: "Andy, you have left The Smiths. Good luck and goodbye, Morrissey". Morrissey has denied this. In May 1986, Rourke rejoined the Smiths, just before they recorded The Queen Is Dead. Marr described Rourke's contribution to that album as "something no other bass player could match". The Smiths released Strangeways, Here We Come in 1987 to critical acclaim, but split soon after.
Immediately after the break-up, Rourke and Smiths drummer Mike Joyce played with Sinéad O'Connor – Rourke (but not Joyce) appears on the album I Do Not Want What I Haven't Got (1990). Along with Craig Gannon, they provided the rhythm section for two singles by former Smiths singer Morrissey – "Interesting Drug" and "The Last of the Famous International Playboys" (both 1989). Rourke also played bass on Morrissey's "November Spawned a Monster" and "Piccadilly Palare" (both 1990) and composed the music for Morrissey's songs "Yes, I Am Blind" (the B-side of "Ouija Board, Ouija Board", 1989); "Girl Least Likely To" (a B-side on the 12-inch single of "November Spawned a Monster"; also released as a bonus track on the 1997 reissue of Viva Hate); and "Get Off the Stage" (the B-side of "Piccadilly Palare").
Rourke has also played and recorded with The Pretenders (appearing on some of the tracks on 1994's Last of the Independents); Killing Joke, Badly Drawn Boy (with whom Rourke toured for two years), Aziz Ibrahim (formerly of The Stone Roses), and ex-Oasis guitarist Bonehead as Moondog One, which also included Mike Joyce and Craig Gannon. Rourke also played bass for Ian Brown, both on tour and on Brown's album The World Is Yours.
In March 1996, Rourke and Mike Joyce started legal proceedings against Morrissey and Marr over royalties (see The Smiths for details). While Joyce continued with the action, Rourke settled out of court for £83,000.
Rourke, his then-manager Nova Rehman, his production company, Great Northern Productions, and others organised Manchester v Cancer, a series of concerts to benefit cancer research, later known simply as Versus Cancer. The initiative was prompted when Rehman's father and sister were diagnosed with the disease. The first Manchester vs Cancer concert took place in January 2006. It featured a reunion between Rourke and his former Smiths bandmate Johnny Marr, who performed one song together. The second Manchester v Cancer concert took place in March 2007. Rourke performed with former Oasis guitarist Bonehead's band Elektrik Milk. Rourke was less involved in organising the third concert in February 2008 or the fourth in December 2009.
Rourke formed Freebass with bass players Mani (ex-The Stone Roses) and Peter Hook (ex-New Order) in 2007 and remained active in the group until August 2010. Early in 2009, he relocated to New York City, where he has a program on East Village Radio and works as a club DJ with Olé Koretsky under the name Jetlag. A selection of the duo's remixes can be heard at Soundcloud.
Rourke is a lifelong Manchester United supporter.

 

sexta-feira, janeiro 04, 2019

Phil Lynott, o vocalista, baixista e líder dos Thin Lizzy, morreu há 33 anos

Philip Parris "Phil" Lynott (West Bromwich, 20 de agosto de 1949 – Salisbury, 4 de janeiro de 1986) foi um músico irlandês, célebre por ser o vocalista, baixista e principal compositor da banda de rock Thin Lizzy.
Como líder da banda, o baixo e os vocais de Lynott foram um elemento crucial no sucesso comercial de diversos dos seus sucessos, como "Whiskey in the Jar", "The Boys are Back in Town", "Jailbreak" e "Waiting for an Alibi". Lynott também teve uma carreira a solo, publicou dois livros de poesia, e, após o fim dos Thin Lizzy, formou a banda Grand Slam, da qual foi líder até ao seu fim, em 1984. No período que antecedeu a sua morte, teve um grande sucesso no Reino Unido juntamente com Gary Moore, primeiro com a canção "Out in the Fields", e em seguida com "Nineteen".
Phil Lynott morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca, devido a uma pneumonia, eventualmente potenciada pelo uso de drogas e álcool.

   
in Wikipédia
 

quinta-feira, janeiro 03, 2019

John Paul Jones, multi-instrumentista, baixista e teclista dos Led Zeppelin, faz hoje 73 anos

John Paul Jones, nome artístico de John Baldwin (Sidcup, 3 de janeiro de 1946) é um multi-instrumentista, baixista e teclista britânico. Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, teclista e um dos membros dos Led Zeppelin até o desaparecimento da banda, após a morte de John Bonham, em 1980. 
  
O símbolo de Jones no álbum Led Zeppelin IV
  
Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira a solo. Também toca guitarra, bandolim, koto, harmónica e ukulele.
De acordo com o Allmusic, Jones "deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor". Muitos baixistas notáveis do rock ​​foram influenciados por John Paul Jones, incluindo John Deacon, Geddy Lee, Steve Harris, Flea, Gene Simmons e Krist Novoselic. Jones faz atualmente parte da banda Them Crooked Vultures, com Josh Homme e Dave Grohl, onde toca baixo, piano e outros instrumentos.
Jones nasceu em Sidcup, Kent e aprendeu a tocar teclados com o pai, que foi pianista em grandes orquestras nas décadas de 40 e 50, principalmente com a “Ambrose Orchestra”. A sua mãe também pertencia ao mundo da música, o que permitia que a família muitas vezes fizesse digressões por Inglaterra. A suas influências abrangiam um grande leque de estilos, desde os blues de Big Bill Broonzy, ao jazz de Charles Mingus e ao piano clássico de Rachmaninov. Aos 14 anos era organista e condutor do coro da igreja local e foi nessa altura que comprou as suas primeiras guitarras baixo.
O nome artístico John Paul Jones foi sugerido pelo seu amigo, Andrew Loog Oldham, depois de ter visto um cartaz de cinema com esse nome na França.
A primeira banda em que Jones tocou, aos quinze anos, chamava-se “The Deltas”. Tocou baixo para um grupo de jazz-rock de Londres chamado “Jet Blacks”. A sua grande oportunidade surgiu em 1962, quando conheceu Jet Harris e Tony Meehan (recém-saídos dos Shadows) tendo tocado baixo para a sua banda durante dois anos. Entre 1964 e 1968, John foi muito procurado para tocar baixo e teclados com artistas como os Rolling Stones, Herman's Hermits, Donovan, Jeff Beck, Cat Stevens, Rod Stewart, Shirley Bassey, Lulu e muitos outros.
Durante as sessões de gravação de "Hurdy gurdy man" de Donovan, John conheceu Jimmy Page, tendo voltado a encontrar-se no álbum "Little games" dos The Yardbirds, onde fez os arranjos orquestrais e tocou violoncelo na faixa de abertura. Quando Chris Dreja decidiu abandonar os Yardbirds, para seguir a profissão de fotógrafo, John foi a primeira opção de Page para formar os The New Yardbirds que, pouco depois, optaram pelo nome de Led Zeppelin.
Eu estava a trabalhar nas sessões para a canção de Donovan, Hurdy Gurdy Man e John Paul Jones estava tratando dos arranjos musicais. Durante um intervalo, ele perguntou-me se eu poderia usar um baixista no novo grupo que estava a formar. Ele tinha uma formação musical adequada, e tinha ideias bastante brilhantes. Eu agarrei logo a hipótese de tê-lo na banda.
Para além da sua importância como baixista, as suas aptidões como teclista acrescentaram uma dimensão eclética à música dos Zeppelin, retirando–lhe o rótulo de ser apenas mais uma banda de hard rock. No palco, a música preferida de John era “No quarter”, que muitas vezes chegava a demorar mais de meia-hora e incluía trechos de “Amazing Grace” e variações de peças clássicas de compositores como Rachmaninov.
O seu envolvimento com os Led Zeppelin não o afastou das sessões de estúdio, tendo participado em gravações de “Family Dogg”, Peter Green, “Madeline Bell”, Roy Harper e “Wings”.
Desde 1980, as suas colaborações incluem músicas para os “REM”, “Heart”, “Ben E, King”, “Mission”, “La Fura Dels Baus”, Brian Eno e “The Butthole Surfers”. Apareceu em vídeos e gravações de Paul McCartney.
O seu primeiro álbum a solo, “Zooma”, foi editado em 1999, seguindo de “Thunderthieh” em 2001, onde pela primeira vez Jones mostrou os seus dotes vocais
No ano de 2005, Jones gravou uma linha de baixo no CD duplo dos Foo Fighters "In your Honor".
Em 2009, é formado um novo "Power Trio", com John Paul Jones (Led Zeppelin) no baixo e teclados, Dave Grohl (Nirvana e Foo Fighters) na bateria e Josh Homme (Queens of the Stone Age) nas guitarras e vocais. Esse novo trio denomina-se "Them Crooked Vultures", e as primeiras impressões musicais já demonstram uma forte ligação com o estilo dos "Led Zeppelin" de fazer música.
   
 

segunda-feira, dezembro 24, 2018

Lemmy Kilmister, o vocalista dos Motorhead, nasceu há 73 anos

Ian Fraser Kilmister (Stoke-on-Trent, 24 de dezembro de 1945 - Los Angeles, 28 de dezembro de 2015), conhecido como Lemmy, foi um cantor, baixista e compositor inglês, conhecido por ser o fundador da banda de rock inglesa Motörhead. Era adorado pelos seus fãs pela sua postura autêntica, estilo de tocar, timbre, e voz marcante. A alcunha "Lemmy" teria sido origimada na época que Lemmy era roadie e sempre pedia £5 emprestado (em inglês: - lemmy a fiver (lend me a fiver)), embora o próprio músico tenha dito na sua autobiografia que já era chamado assim desde os 10 anos de idade.
Antes de ser músico, foi roadie do cantor e guitarrista Jimi Hendrix, tocou nas bandas Rockin' Vickers e Sam Gopal, sendo roadie da banda Hawkwind, onde ocupou o lugar do baixista que havia faltado no show - e deixado o instrumento na carrinha da banda. Expulso da Hawkwind por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, montou a sua banda, originalmente chamada de Bastards, mais tarde renomeada como Motörhead; o nome vem da última música de Lemmy escrita para os Hawkwind. A sua autobiografia, White Line Fever, narra a sua carreira e os principais altos e baixos enfrentados pela banda.
No dia 28 de dezembro de 2015, foi anunciado na página oficial do facebook da banda que Lemmy havia falecido, devido a problemas de saúde. Ele tinha completado 70 anos quatro dias antes.

sábado, dezembro 15, 2018

Paul Simonon - 63 anos

Paul Gustave Simonon (Croydon, Londres, 15 de dezembro de 1955) é um baixista britânico e co-fundador da banda britânica de punk rock The Clash.
Depois do terminus dos The Clash, Paul Simonon entrou para um grupo chamado Havana 3AM, que gravou somente um álbum no Japão e que, posteriormente, se separou. Posteriormente Simonon voltaria às suas raízes de artista visual, organizando várias galerias de arte. A sua relutância em voltar a tocar foi citado como a principal razão de os Clash ter sido uma das poucas bandas punk britânicas dos anos 70 que não aproveitou a febre de nostalgia punk que assolou o final dos anos 90 para tentar relançar a carreira. Atualmente Paul Simonon toca com Damon Albarn e o seu antigo companheiro Mick Jones, na banda virtual de rock Gorillaz, fazendo as aparições ao vivo.
  
Biografia
Simonon nasceu em Croydon, Surrey. O seu pai, Gustave, foi um funcionário público e a sua mãe, Elaine, era uma bibliotecária. Ele cresceu na área sul de Londres, em Brixton, vivendo cerca de um ano em Siena, Itália, com a mãe e o padrasto. Antes de ingressar nos The Clash, ele tinha planeado tornar-se um artista e estudou na Byam Shaw School of Art, em seguida, com base em Campden St, Kensington.
Ele foi convidado a juntar-se aos The Clash em 1976, pelo guitarrista Mick Jones, que planeava ensinar guitarra a Simonon. No entanto, o instrumento revelou-se difícil para Simonon, então Jones decidiu ensinar-lhe a tocar baixo. Simonon aprendeu as suas partes de baixo por hábito de Jones nos primeiros dias da banda e ainda não sabia como tocar o baixo quando o grupo gravou pela primeira vez. Ele foi creditado como o criador do nome da banda e foi a principal responsável pelos aspectos visuais, como roupas e cenários de palco. Ele também foi imortalizado na capa do álbum duplo da banda, London Calling; a imagem de Pennie Smith partindo o seu baixo tornou-se uma das imagens icónicas da era punk.
Paul Simonon escreveu três das canções dos The Clash: "The Guns of Brixton" do London Calling, "The Beat Crooked" em Sandinista!, e o B-side "Jerk Long Time". Ele cantou "Red Dragnet Angel" de Combat Rock, mas esta canção foi escrita por Joe Strummer.
Simonon tocou baixo em quase todas as músicas dos The Clash. Gravações em que ele não toca incluem: "The Magnificent Seven" e "Lightning Strikes (Not Once but Twice)" em Sandinista! (interpretado por Norman Watt-Roy), "Rock the Casbah" em Combat Rock (interpretado por Topper Headon), e 10 das 12 faixas de Cut the Crap (interpretado por Norman Watt-Roy). Muitas das faixas de Combat Rock são pensadas para ter faixas de baixo estabelecidas por Mick Jones ou o engenheiro Eddie Garcia e as primeiras gravações em Sandinista! destacam o baixo, sendo tocado por Jones e Strummer, algumas, mas, possivelmente, nem todas, visto que Simonon mais tarde regravou, uma vez que voltou às sessões após as filmagens de Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains.
  
  

domingo, dezembro 02, 2018

Nate Mendel, baixista dos Foo Fighters, faz hoje cinquenta anos

Nate Mendel (Richland, Washington, 2 de dezembro de 1968) é um músico dos Estados Unidos da América, conhecido por tocar baixo na banda de rock alternativo americana Foo Fighters. Também é conhecido por ser o baixista da banda Sunny Day Real Estate.
Vida
Nate tem um filho, Noah, de uma antiga namorada e estudou na Hanford Jr./Sr. High School, em Richland, no estado de Washington. Ele era um skater ávido, bem como piloto de BMX no estado de Washington. Ele também contribui regularmente para o blog oficial dos Foo Fighters.
  
 

Christopher Wolstenholme, baixista da banda Muse, faz hoje quarenta anos

Christopher Tony Wolstenholme (Rotherham, 2 de dezembro de 1978) é um músico da Inglaterra e atual baixista da banda Muse. Após passar a infância em Rotherham, a família resolveu mudar para Teignmouth, Devon, em 1989. Enquanto viveu em Teignmouth, ele tocou bateria numa banda de garagem, e só depois mais tarde tocou noutra, com Matthew Bellamy e Dominic Howard, os seus futuros colegas de carreira.
No princípio tocava bateria, mas depois decidiu trocar a percussão para virar baixista da banda, que nessa altura se chamava The Rocket Baby Dolls (que mais tarde se renomearam de Muse). Mesmo nunca tendo tocado baixo, Chris Wolstenholme é agora olhado como baixista de topo na indústria musical, sendo recentemente elogiado por Paul McCartney, pela performance bombástica no Festival de Glastonbury, em 2004. Ele vive, hoje, em Teignmouth, com a mulher e os seus seis filhos. Chris partiu o pulso numa partida de futebol americano em 2004, com Didz Hammond dos The Cooper Temple Clause, e no show seguinte Morgan Nicholls tocou baixo no seu lugar. Chris ocupou-se a tocar algumas partes no teclado, fazer a segunda voz e jogar balões de água no público.
Em julho de 2012, Chris concedeu uma entrevista para a revista NME onde ele falou sobre as canções "Liquid State" e "Save Me", que estão no sexto álbum da banda, The 2nd Law. Estas duas músicas foram compostas e são cantadas por ele. Wolstenholme disse que escreveu estas canções logo após deixar o álcool. Segundo ele, “a canção "Liquid State" fala sobre a pessoa que você se torna quando você está embriagado e sobre a luta interna dentro de si mesmo e como isso te afeta. Já "Save Me" é sobre família, esposa e filhos, que apesar de tudo que eu fiz eles passarem, no fim, eles sempre estão contigo e ajudam-te a superar”.
Wolstenholme tem um doutoramento honoris causa de Artes da Universidade de Plymouth.