quinta-feira, abril 21, 2022

O Tiradentes foi executado há 230 anos

Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo
  
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado a 12 de novembro de 1746 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros, Tiradentes é nacionalmente conhecido por liderar a conspiração separatista denominada Inconfidência Mineira, contra o domínio português. Quando a trama foi descoberta pelas autoridades, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente.
Por conta disso, desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional do Brasil. A cidade mineira de Tiradentes, antiga vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. O seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Sem comentários: