domingo, fevereiro 13, 2022

São Cirilo morreu há 1153 anos

Ícone de Cirilo e Metódio, Bucareste
  
Cirilo (em grego: Κύριλλος} - Kyrill ou Kyrillos), diácono em Constantinopla, foi um dos grandes responsáveis pela expansão do cristianismo ortodoxo entre os eslavos do Leste Europeu no século IX. Uma das realizações mais importantes de São Cirilo foi a elaboração de um alfabeto adaptado às línguas eslavas, conhecido posteriormente como alfabeto cirílico.
Empenhou-se no ensino do cristianismo nas línguas eslavas, contrariando a posição de Roma e Constantinopla de lecionar os ensinamentos cristãos em grego, latim ou hebraico. Cirilo (ou Constantino) nasceu na Tessalónica no ano de 827 e morreu em 14 de fevereiro de 869. É lembrado como um dos últimos grandes missionários da Igreja pré-cismática ocidental.
Ele e o seu irmão Metódio (ambos são os santos patronos da Europa) foram importantes durante as disputas ideológicas e tensões entre o Império Bizantino e o Sacro Império Romano-Germânico e também na aculturação dos povos Eslavos ao Cristianismo.
    
Página de Azbuka, o primeiro livro sobre a língua russa, impresso por Ivan Fyodorov em 1574 - a página mostra o alfabeto cirílico
   

Sem comentários: