terça-feira, janeiro 04, 2022

Peter Steele, o vocalista dos Type O Negative, nasceu há sessenta anos

 
Peter Steele, nome artístico de Petrus T. Ratajczyk, (Brooklyn, 4 de janeiro de 1962 - Nova Iorque, 14 de abril de 2010) foi o vocalista, baixista e principal compositor da banda de Doom Metal Type O Negative. Antes de fazer parte deste grupo, tocou nas bandas Fallout e Carnivore.
Como líder dos Type O Negative, Steele era conhecido por seu visual vampírico, o vocal baixo-barítono e um senso de humor autodepreciativo. A sua altura, cerca de 2,03 m, juntamente com o seu aspecto e voz profunda, davam-lhe uma presença forte em palco. As letras que escreveu para as canções da banda frequentemente apresentam caráter pessoal, tratando de temas como o amor, o sexo, a morte, a complexidade existencial, o suicídio e a política.
 

Biografia

Peter Steele nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, numa região habitada por imigrantes polacos, escoceses e russos, medindo cerca de dois metros. Antes de começar a fazer turnê dos Type O Negative, ele trabalhou para o 'Departamento de Parques de Nova Iorque', dirigindo camiões de lixo e rolos compressores.

Steele foi capa de uma edição de 1995 da revista americana Playgirl. Após saber por meio de Kenny Hickney, seu companheiro de banda, que apenas 23% das revistas vendidas foram adquiridas por mulheres, Steele se arrependeu de ter posado nu e mais tarde fez referência a isso numa música intitulada "I Like Goils", do álbum Life Is Killing Me.

Em 2005, o Type O Negative saiu da Roadrunner Records. O motivo para a saída da banda foi, de acordo com Steele, o lançamento de uma coletânea (The Best of Type O Negative) sem a autorização do grupo.

Antes de formar os Type O Negative, Steele fez parte de outras duas bandas: os Fallout e, posteriormente, os Carnivore

 

Morte

Peter Steele morreu devido a uma septicemia, causada por uma diverticulite, relatado inicialmente como insuficiência cardíaca, em 14 de abril de 2010, aos 48 anos. Antes da sua morte estava a se preparar para escrever e gravar novas músicas.

Os membros restantes dos Type O Negative decidiram acabar com a banda ao invés de substituir Steele, com Johnny Kelly afirmando:

 

 

 


Sem comentários: