quinta-feira, janeiro 13, 2022

O Voo Air Florida 90 caiu na capital dos Estados Unidos há quarenta anos


O voo 90 de Air Flórida era um voo regular doméstico de passageiros operado pela Air Flórida do aeroporto nacional Ronald Reagan de Washington ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, com uma escala no aeroporto de Tampa. Em 13 de janeiro de 1982 o Boeing 737-222 registo N62AF que fazia esta rota caiu na Ponte da 14th Street sobre o Rio Potomac, a duas milhas da Casa Branca.

A aeronave golpeou contra a ponte, por onde passa a Interestadual 395 entre Washington, D.C. e o Condado de Arlington, Virgínia. Bateu contra vários veículos na ponte e despedaçou 30 metros do parapeito antes de mergulhar no gelo do rio Potomac. O avião levava 74 passageiros e 5 tripulantes. Quatro passageiros e uma comissária de bordo foram resgatados e sobreviveram. Outro passageiro, Arland D. Williams, Jr., ajudou no resgate dos sobreviventes, mas afogou antes de ser resgatado. Quatro motoristas na ponte também morreram. Os sobreviventes foram resgatados do rio congelado por civis e profissionais. O presidente Ronald Reagan elogiou estes atos durante o seu discurso do Estado da União poucos dias a seguir.

O NTSB determinou que a causa do acidente foi um erro dos pilotos, que não ativaram os sistemas de proteção contra o gelo interno dos motores, usaram o empuxo reverso numa tempestade de neve antes da descolagem, tentaram usar a saída de gases de um avião a frente deles para derreter o gelo no Boeing 737 e falharam em abortar a descolagem depois de detectar um problema de potência enquanto avançavam na pista do aeroporto vendo o gelo e neve acumulado nas asas. 

 

in Wikipédia

Sem comentários: