sexta-feira, janeiro 14, 2022

O Pai da Oceanografia Moderna e Meteorologia Naval nasceu há 216 anos

 

Foi apelidado como o "Descobridor dos Mares" e o "Pai da Oceanografia Moderna e Meteorologia Naval" e depois, o "Cientista dos Mares", devido à publicação de suas extensas obras em seus livros, especialmente A Geografia Física do Mar (1855), o primeiro livro extenso e compreensivo na oceanografia a ser publicado. Maury fez muitas novas contribuições importantes mapeando ventos e correntes oceânicas, incluindo faixas oceânicas para a passagem de navios no mar.

Em 1825, com 19 anos, Maury juntou-se à Marinha dos Estados Unidos como aspirante, a bordo da fragata USS Brandywine. Quase imediatamente ele começou a estudar os mares e relatar métodos de navegação. Quando uma lesão na perna o deixou inapto para o dever no mar, Maury dedicou o seu tempo ao estudo da navegação, da meteorologia, de ventos, e de correntes. Ele tornou-se o Superintendente do Observatório Naval dos Estados Unidos e o chefe do Depósito de Mapas e Instrumentos. Aqui, Maury estudou milhares de registos de navios e mapas. Ele publicou o Mapa do Vento e das Correntes do Atlântico Norte, o qual mostrava aos marinheiros como usar as correntes do oceano e os ventos ao seu favor, e, drasticamente, reduziu a duração das viagens no oceano. O sistema uniforme de relatório de dados oceanográficos de Maury foi adotado por navios e marinhas mercantes ao redor do mundo e foi usado para desenvolver mapas por todas as maiores rotas de comércio.

Com o surto da Guerra Civil, Maury, um natural da Virgínia, resignou à sua comissão como um comandante da Marinha dos EUA e juntou-se à Confederação. Ele passou a guerra no sul, bem como no exterior na Grã-Bretanha, na Irlanda, e na França. Ele ajudou a adquirir um navio, o CSS Geórgia, para a Confederação enquanto também defendia a suspensão da guerra na América entre diversas nações europeias. Seguindo a guerra, Maury aceitou o cargo de ensino no Instituto Militar da Virgínia em Lexington, Virgínia. Ele morreu em sua casa do Instituto Militar da Virgínia em Lexington em 1873, após completar uma desgastante excursão de palestras interestaduais sobre a previsão meteorológica nacional e internacional por terra. Ele também completou o seu livro da Pesquisa Geológica da Virgínia e uma nova série de geografia para jovens. 

 

Sem comentários: