terça-feira, janeiro 25, 2022

Gutenberg morreu há 62 anos


Beno Gutenberg
(Darmestadt, 4 de junho de 1889 - Pasadena, 25 de janeiro 1960) foi um sismólogo alemão, um dos criadores da Escala de Richter.

 

Biografia

Beno Gutenberg contribuiu decisivamente para a compreensão da formação da Terra. Iniciou os seus estudos em Darmestadt, mudando-se em seguida (1908) para Göttingen, a fim de estudar meteorologia. Ali, ouviu as conferências de Emil Wiechert, que tinha constituído um instituto para o estudo de Geofísica. Em 1911 Wiechert promoveu Gutenberg a sismólogo e este passou a efetuar cálculos que ainda hoje são considerados corretos.

Tornou-se membro da Associação Sismológica Internacional, em Estrasburgo. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu como meteorologista do exército alemão, onde foi ferido. Com o fim da guerra, mudou-se para Frankfurt, onde em 1926 tornou-se um de seus principais professores. Ali publica grande número de trabalhos científicos e três livros.

Em 1929 Gutenberg visita o laboratório sismológico de Pasadena, para onde mudou-se no ano seguinte. Tornou-se catedrático de Geofísica no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), sendo integrado em 1936 no laboratório sismológico. Em 1948 tornou-se diretor do laboratório que investigava os terremotos.

Junto a Charles Francis Richter desenvolveu parâmetros de medição da intensidade dos terremotos, na escala que geralmente leva apenas o nome de seu parceiro. Gutenberg ainda descobriu a camada da crosta terrestre, hoje conhecida como astenosfera. A interface entre a astenosfera e a endosfera é também chamada de Descontinuidade de Gutenberg.

Em toda sua carreira Gutenberg escreveu cerca de trezentos artigos e livros. Conquistou diversos prémios em vários países. Aposentou-se em 1958, morrendo dois anos depois, de uma pneumonia que seguiu uma simples infecção de influenza.

 

in Wikipédia

Sem comentários: