domingo, julho 04, 2021

Bill Withers nasceu há 83 anos

      
William Harrison Withers, Jr. (Slab Fork, 4 de julho de 1938 - Los Angeles, 30 de março de 2020) conhecido pelo seu nome artístico de Bill Withers, foi um cantor e compositor norte-americano de blues e soul que atuou e gravou de 1970 a 1985. Gravou vários sucessos importantes, incluindo "Lean on Me", "Ain't No Sunshine", "Use Me", "Just the Two of Us", "Lovely Day" e "Grandma's Hands". Withers ganhou três Grammy Awards e foi indicado para mais quatro. A sua vida foi o tema do documentário Still Bill, de 2009. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2015.

Vida
Withers era o benjamim de seis irmãos nascidos na pequena cidade de mineração de carvão de Slab Fork, Virgínia Ocidental. Withers tinha treze anos de idade quando o seu pai morreu. Gago, foi criado pela sua avó em grande parte da infância. Ele alistou-se na Marinha dos Estados Unidos aos dezoito anos, onde esteve durante nove anos, período em que demonstrou interesse em cantar e escrever músicas. Dispensado da Marinha em 1965, mudou para Los Angeles em 1967 para tentar uma carreira musical. Só alcançou o objetivo quatro anos depois, quando lançou o seu primeiro disco, Just as I Am, que inclui hits como "Grandma's Hands" e "Ain't No Sunshine". Lançou mais seis álbuns em sete anos e afastou-se dos palcos, continuando a atuar como compositor.
As suas canções foram interpretadas por artistas como Michael Jackson, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Diana Ross, Tom Jones, Paul McCartney, Sting e Mick Jagger e apareceram no cinema e na TV, sendo banda de filmes como Beleza americana, O guarda-costas e Jerry Maguire, entre outros. Em 2015, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.
Withers morreu no dia 30 de março de 2020 devido a problemas cardíacos, aos 81 anos. Ele deixou sua mulher, Marcia, e dois filhos, Todd e Kori.
  

 


Sem comentários: