segunda-feira, abril 19, 2021

O DJ Afrika Bambaataa faz hoje 64 anos

 
Afrika Bambaataa é o nome artístico de Kevin Donovan (Bronx, Nova York, 19 de abril de 1957) é um DJ dos Estados Unidos da América e líder da Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro e também é reconhecido como sendo o padrinho ou pai do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o "Hip Hop" formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e que congregava DJs, MCs, Writers (autores de graffiti), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking).
Nasceu e foi criado no Bronx e, enquanto jovem, fazia parte de uma gang chamada Black Spades, mas viu que as lutas entre gangues não o levariam a lugar nenhum. Muitos dos membros originais da Zulu Nation também faziam parte dos Black Spades, que era um dos maiores e mais temidos gangues de Nova York. Bambaataa utilizou algumas gravações de diferentes tipos de música para criar raps. Experimentando sons, que iam desde James Brown (o pai do funk) até ao som eletrónico da música “Trans-Europe Express” (da banda alemã Kraftwerk), e misturando ao canto falado, trazido pelo DJ jamaicano Kool Herc, Bambaataa criou a canção “Planet Rock”, que hoje é um clássico do hip hop e do electro. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre do soul e do funk estava preso e, anos depois, foi o primeiro artista a trabalhar com James Brown, gravando “Unity”.
Bambaataa criou as bases para surgimento do miami bass, freestyle, ritmos que influenciaram o funk carioca na década de 90.
 

 


Sem comentários: