quarta-feira, outubro 07, 2020

Yo-Yo Ma - 65 anos...!

   
Yo-Yo Ma (Paris, 7 de outubro de 1955) é um músico norte-americano nascido na França, de origem chinesa, considerado um dos melhores violoncelistas da história.

Yo-Yo Ma nasceu na França numa família de origem chinesa com forte influência musical. A sua mãe, Marina Lu, era cantora, e o seu pai, Hiao-Tsiun Ma, era maestro e compositor. Ma começou a estudar violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com o seu pai. Depois de um primeiro concerto em Paris, aos seis anos de idade, a família de Ma mudou-se para Nova York.
Ma era uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americana com oito anos de idade, em um concerto conduzido por Leonard Bernstein. Ele entrou para a Juilliard School (na qual tinha aulas com Leonard Rose), e passou um semestre estudando na Universidade de Columbia, antes de se matricular na Universidade de Harvard, mas se questionava sobre se valeria a pena continuar a estudar até que, nos anos 70, o estilo de Pablo Casals o inspirou.
Retorna à França para tocar com a Orquestra Nacional da França e com a Orquestra de Paris, sob a direção de Myung-Whun Chung.
Já desde a sua infância e adolescência, Ma possuía uma fama bastante estável e havia tocado com algumas das melhores orquestras do mundo. As suas gravações e interpretações das suites para violoncelo a solo, de Johann Sebastian Bach, são particularmente aclamadas.

Em 1978, Ma se casou com a violinista Jill Hornor. Eles têm dois filhos, Nicholas e Emily. A sua irmã mais velha, Yeou-Cheng Ma, também nascida em Paris, é violinista e, em conjunto com Yo-Yo, coordena um projeto chamado Children's Orchestra Society (COS), em Long Island, nos EUA.
Atualmente, Ma toca com o Silk Road Project, que visa juntar músicos de vários lugares do mundo dos países pelos quais passava a histórica Rota da Seda.
Conforme anúncio do secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em janeiro de 2006, Ma uniu-se à lista dos embaixadores da paz da ONU, a exemplo de vários outros músicos, como o tenor Luciano Pavarotti e o jazzista Wynton Marsalis.
  
Performance no Paranal Observatory, a casa do Very Large Telescope

 


Sem comentários: