sábado, abril 18, 2020

Um sismo arrasou a cidade de São Francisco há 114 anos

   
O sismo de São Francisco de 1906 (em inglês: 1906 San Francisco earthquake) foi um violento sismo que ocorreu às 05.14 horas da manhã no dia 18 de abril de 1906 em São Francisco, com magnitude estimada de 8.0 na Escala de Richter. Conhecido como The Great San Francisco Earthquake (em português, "O Grande Terramoto de São Francisco"), ou somente apelidado como The Great Quake, o maior nos Estados Unidos já registado na escala de Richter. O terramoto teve duração de aproximadamente 28 segundos, tendo morrido milhares de pessoas.
Outras cidades sofreram estragos importantes, nomeadamente Santa Rosa, São José e a Universidade de Stanford. Cerca de 225.000 pessoas encontraram-se sem teto (dos cerca de 400.000 habitantes daquelas áreas, na ocasião).
O Geólogo que reportou-se no inquérito oficial da cidade de San Francisco disse:
"O epicentro do distúrbio estava provavelmente no fundo do oceano, uma distância curta da costa, oposto à linha do norte do condado de Mendocino, e a região de sua maior intensidade estendeu-se em direção ao sul do ponto nomeado a uma distância de cem milhas do Sudeste de San Francisco. A linha do distúrbio foi a que é conhecida como a falha "Tomales-Portola", a linha de que foi seguido distintamente de Point Arena, condado de Mendocino, ao Sul de Hollister, condado de San Benito, exceto em pontos que a linha passa sob o oceano. Este é o caso oposto a San Francisco, a linha-falha que esta poucas milhas do lado de fora da ponte Golden Gate. Foi a ruptura da superfície da terra ao longo desta linha-falha que causou o distúrbio, o que provou tão desastroso. A falha ainda não se chamava de Santo André - San Andreas."

 Terramoto de 1906 em São Francisco: o incêndio alastrando na cidade
    

Sem comentários: