quarta-feira, março 11, 2020

A União Soviética escolheu o seu último líder comunista há 35 anos

   
Mikhail Sergueievitch Gorbachev (Stavropol, 2 de março de 1931) é um político e estadista russo, mais conhecido por ter sido o último líder da União Soviética, entre 1985 e 1991. Durante seu governo, as suas tentativas de reforma, tanto no campo político, representadas pelo projeto Glasnost, como no campo económico, através da perestroika, conduziram ao término da Guerra Fria e, ainda que não tivessem esse objectivo, deram fim ao poderio do Partido Comunista no país, levando à dissolução da União Soviética.
Entre as principais medidas tomadas por Gorbachev, estão a campanha contra o alcoolismo, a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão, após quase uma década de guerra, a anulação da condição da União Soviética como Estado socialista e a conivência com as reformas políticas neoliberais nos países do Pacto de Varsóvia, a chamada Doutrina Sinatra, que culminou com a queda do muro de Berlim, em 1989.
 
(...)
  
Com a morte de Konstantin Chernenko, Mikhail Gorbachev é eleito o novo líder da União Soviética, a 11 de março de 1985.
No posto, inaugura diversas reformas e campanhas, que a longo prazo conduziriam o país a uma economia de mercado, ao fim do monopólio do poder central do PCUS e, posteriormente, à desintegração da União Soviética.

Mais socialismo significa mais democracia, transparência e coletivismo na vida quotidiana.

 Mikhail Gorbachev

Uma de suas primeiras atividades políticas foi a contraditória campanha contra o alcoolismo, inaugurada em 1985, que levou a um aumento de 45% nos preços das bebidas alcoólicas, e consequentemente a uma redução na produção de álcool e vinhos e à escassez de açúcar nos mercados, por causa da produção clandestina de bebidas alcoólicas. Por outro lado, a sociedade teve um aumento na expetativa de vida e uma considerável redução no número de crimes cometido sob efeito do álcool.
Em 1986, Gorbachev teria de lidar com o acidente nuclear de Chernobil, após a explosão do reator da central da cidade, localizada na Ucrânia, que provocou uma onda de radiação por toda a Europa.

Sem comentários: