sábado, janeiro 04, 2020

Michael Stipe faz hoje sessenta anos!

  
John Michael Stipe (Decatur, 4 de janeiro de 1960) é um cantor americano, vocalista da extinta banda de rock R.E.M..
Stipe é conhecido pelo seu estilo de cantar, "rangendo os seus dentes", desde o começo da sua carreira, o surrealismo complexo de suas letras e o seu ativismo político e social. Stipe e os outros membros da R.E.M. também são conhecidos por serem os pioneiros do rock alternativo, e inspiraram alguns dos grupos do cenário alternativo da década de 90, como os Nirvana, Pearl Jam e Radiohead. Também lidou com o estilo visual dos REM, geralmente selecionando a capa do álbum e orientando muitos dos vídeos de música da banda.
   
Vida e Carreira
O seu pai era um soldado do exército dos Estados Unidos, cuja carreira o  levou a mover-se com a sua família; foi um piloto de helicóptero na Guerra da Coreia e Vietname. Durante a sua infância, Stipe mudou com a família em várias ocasiões. passando pela Alemanha, Texas, Illinois, Alabama e Geórgia. Ele recebeu uma educação religiosa metodista. Aos oito anos de idade já tocava viola, acordeão e piano. Durante o ensino secundário, juntou-se a uma banda punk chamada Bad Habits. Em 1978 terminou o ensino secundário em Collinsville, Illinois; pode-se ver a sua foto de formatura no livro dos finalistas. Stipe trabalhou no Waffle House local. Mais tarde, em 1979, ele entrou na Universidade da Geórgia, onde estudou fotografia e pintura.
 
Nos R.E.M
Enquanto frequentava a universidade Stipe ia à loja de discos Wuxtry onde conheceu o empregado, Peter Buck, em 1980. "Tinha uma aparência impressionante e também lá podia comprar discos raros que nem todos compraram" disse Buck. Tornaram-se amigos e, eventualmente, formar um banda. Buck e Stipe começaram a escrever músicas juntos, momento em que Stipe também fez parte de um grupo local chamado Gangster, onde ele era conhecido como Michael Valentine. O par foi logo acompanhado por Bill Berry e Mike Mills, e chamam à banda de REM, Stipe diz que o nome foi selecionado aleatoriamente de um dicionário.
Os quatro membros dos R.E.M. deixaram a universidade em 1980, concentrando-se na banda. Stipe foi o último a fazê-lo. A banda lançou seu primeiro single, "Radio Free Europe", em Hib-Tone. A música tornou-se rapidamente um sucesso no rádio do campus e o grupo assinou contrato com a IRS Registos para o lançamento um ano depois, o EP Chronic Town. O álbum dos R.E.M. Murmur foi lançado como seu primeiro álbum em 1983, sendo elogiado pela crítica. Letras e a voz de Stipe, enigmáticas, receberam especial atenção do público, bem como a sua presença excêntrica. Murmur seria nomeado o álbum do ano pelos críticos da revista Rolling Stone, batendo Thriller de Michael Jackson. O segundo álbum da banda, Reckoning, seria lançado em 1984.
Em 1985, os R.E.M. viajaram para a Inglaterra, para gravar o seu terceiro álbum, Fables of the Reconstruction. O processo foi difícil e empurrou a banda para a beira da separação. Mesmo depois de terem lançado o álbum, a relação entre a banda ficou tensa. Nesse período, Stipe disse: "Eu estava no meu caminho para ficar louco." Stipe ganhou peso e o  seu comportamento se tornou mais excêntrico.
 
 

Sem comentários: