quarta-feira, dezembro 25, 2019

Annie Lennox - 65 anos!

Annie Lennox (Aberdeen, 25 de dezembro de 1954) é uma cantora escocesa, conhecida por ser a vocalista do grupo Eurythmics.
  
Biografia
Filha única, Annie foi extremamente acarinhada pelos pais e desde cedo mostrou tendência para as artes e, ainda menina, aprendeu a tocar piano, flauta, além de cantar em corais e estudar dança. A jovem Annie era apaixonada pela música negra, especialmente os artistas da Motown, como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Aretha Franklin e The Supremes.
Aos dezassete anos, resolveu mudar para Londres e foi estudar na Royal Academy of Music. Durante três anos estudou música erudita e sobrevivia fazendo pequenos serviços, como o de empregada de bar. Annie confessa que foi muito infeliz nos estudos, abandonando a escola semanas antes dos exames finais, para desconsolo dos pais, que sonhavam em ver a filha famosa.
Um de seus empregos nessa época foi trabalhar numa loja de discos, onde conheceu Steve Tomlin, com quem teria uma longa amizade. Foi a partir de aí que Annie resolveu seguir uma carreira musical, tendo a cantora canadiana Joni Mitchell como grande inspiração. Assim, ela juntou-se ao grupo Dragon's Playground
Ao lado da amiga Joy Dey, tentou montar uma dupla vocal com o nome Stocking Tops, o que não deu muito certo. Corria o ano de 1976, quando Annie resolveu arranjar um emprego de empregada de bar para poder sobreviver, no Pippins Restaurant, em Hampstead. Foi lá que iria conhecer David A. Stewart, o seu futuro parceiro no Eurhytmics.
Em 2004, ganhou o Globo de Ouro e o Óscar pela canção-tema de O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei, ao lado de Fran Walsh e Phillipa Boyens, ambas da equipe de produção da trilogia.
Annie sempre foi empenhada em causas sociais. Em 2009 ela criou a sua própria campanha chamada Sing, destinada a apoiar mulheres e crianças vitimas do vírus HIV no continente africano.
  
   
Carreira
Annie Lennox é considerada um dos maiores ícones femininos da música. Ela nunca teve um género definido: cantou new wave, pop/rock, pop e outros diversos estilos musicais. É considerada a maior cantora branca de soul.
Foi nomeada, em dois anos consecutivos, a maior cantora britânica. É influência para diversas estrelas femininas da música, tais como Celine Dion, Lady Gaga, Joss Stone e Christina Aguilera, entre outras.
Em setembro de 2011, Annie recebeu uma homenagem no museu britânico V&A em que foram expostos seus principais figurinos usados desde sua carreira nos Eurythmics até à sua carreira a solo, incluindo roupas desenhadas pela própria Lennox.
  
Vida privada
Annie Lennox foi casada duas vezes antes do atual casamento. O seu mais longo relacionamento foi com o produtor de cinema israelita Uri Fruchtmann, com quem teve as suas duas únicas filhas, as modelos Lola Lennox e Tali Lennox. Ela é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
No início de 2011, Annie anunciou que provavelmente não mais fará turnês musicais, por problemas na coluna e também pela idade.
O  penúltimo álbum foi lançado em dezembro de 2010, intitulado "A Christmas Cornucopia". Em setembro de 2014, após quatro anos, a cantora voltou aos estúdios para gravar mais um álbum, nomeado ''Nostalgia''.
  
  

Sem comentários: