terça-feira, outubro 29, 2019

Notícia sobre vulcanologia e caldeiras

As Filipinas têm a maior caldeira vulcânica do mundo (e acabou de ser descoberta)

Um grupo de cientistas descobriu um grande bloco ígneo a leste da ilha de Luzon, localizada no fundo do mar das Filipinas. Trata-se da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra.
Este bloco ígneo maciço, encontrado por uma equipa de cientistas, representa os restos da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra. A mais recente descoberta foi batizada de caldeira Apolaki, que significa “senhor gigante” em filipino e é o Deus mítico do Sol e da Guerra.
De acordo com o artigo científico, recentemente publicado na Marine Biology, a caldeira tem um diâmetro de, aproximadamente, 150 quilómetros, duas vezes o tamanho da famosa caldeira de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos.
Além disso, os cientista afirmam que se trata de uma enorme e única cratera vulcânica formada pelo colapso de um vulcão. Recursos como uma borda rompida, bancos intra-caldeira e uma cúpula ressurgente indicam uma história vulcânica multifásica que consiste em erupções silenciosas e explosivas.
THE WORLD'S LARGEST CALDERA IS IN THE PHILIPPINES
Jenny Anne Barretto, a Filipina marine geophysicist based in New Zealand, recently published a paper, along with Ray Wood and John Milsom, describing the morphology and formation of the Benham Rise.
Among their findings is the existence of the Apolaki Caldera within Benham Rise, which may be the world's largest known caldera with a diameter of ~150 km. For comparison, Earth's largest calderas, like the Yellowstone, is only about 60 km. The size is comparable to shield calderas in Mars (Olympus Mons; 80 km x 65 km) and Venus (Sacajawea; 150 X 105 km).
Apolaki means “giant lord”, after the Filipino mythical god of the sun and war.
There is still a lot we need to discover within our seas!
*The authors were among the key scientists of the Benham Rise UNCLOS technical working group.


Também conhecida como Philippine Rise, a Benham Rise é uma região submarina sismicamente ativa e uma cordilheira vulcânica extinta localizada no Mar das Filipinas, aproximadamente 250 quilómetros a leste da costa norte de Dinapigue, Isabela, refere o Tech Explorist.
Jeffrey Maloles, do UP MSI Geological Oceanography Laboratory, disse que o trabalho da equipa de geofísicos marinhos tem como objetivo “aumentar a consciencialização sobre a importância dos nossos mares no que diz respeito à estabilidade ecológica, ao clima e ao suprimento de alimentos”.
  

Sem comentários: