terça-feira, agosto 06, 2019

Faz hoje 74 anos que um Little Boy acelerou o final da II Guerra Mundial

Little Boy ("rapazinho", em português) é o nome de código de uma bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na segunda-feira dia 6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do avião denominado Enola Gay (um modelo B-29 Superfortress) pilotado pelo então tenente-coronel Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9.450 m) de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 08.15 da manhã (hora local) a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 Quilotoneladas de TNT.
A Mk I "Little Boy" tinha 3,0 m em comprimento, 71 cm de largura e massa de aproximadamente 4.400kg. O projeto tinha um mecanismo igual ao de uma arma para explodir uma massa de Urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia. Continha 64 kg de U-235. O urânio foi enriquecido nas enormes fábricas de Oak Ridge, no Tennessee, durante o Projecto Manhattan.
Aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado direto da explosão, e um número equivalente de pessoas foram feridas. Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque por causa de cancro. Também muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos as crianças nasceram com deformações.
Não existe consenso sobre o real número total de vítimas mortais.
    

Sem comentários: