sexta-feira, agosto 02, 2019

António Manuel Ribeiro, o lider dos UHF, faz hoje 65 anos

António Manuel Ribeiro Alves nasceu em Almada no dia 2 de agosto de 1954. É um poeta, músico, cantor e líder da banda de rock português UHF. Compositor da grande maioria dos temas editados quer a solo quer com a banda, abraçou os livros e as canções com a sua poesia.
Tornou-se num dos melhores Poetas Rock, sendo o fundador deste movimento em Portugal.
   
De estudante ao primeiro emprego
António Manuel Ribeiro estudou no liceu em Almada, tendo sido sempre considerado um aluno exemplar. Após terminar o 5º ano do liceu (atual 9º ano) teve de escolher se desejava seguir a área de letras ou ciências, tendo optado por ciências por influência de seu pai. Continuou os estudos no liceu D. João de Castro em arquitetura, mas a literatura, a poesia e os originais que ia escrevendo levaram a mudar-se para letras, apesar do seu jeito para o desenho. Aproveitando a sua vocação artística, constrói a sua primeira guitarra no início da adolescência,
Cquote1.svg A primeira vez que senti que queria ser músico devia ter uns 14 anos. Tinha descoberto o Alvin Lee com o “Love Like a Man”…, nas fotos ele aparecia com uma Gibson ES-335 e eu decidi fazer uma guitarra igual. Eu era um aluno excelente a matemática e a desenho, com as fotos como referência comecei a desenhar a guitarra. Media o dedo dele, media o meu dedo e fazia os cálculos para chegar ao tamanho correcto. Dessa forma construí três guitarras, não a parte eléctrica, mas toda a parte de madeira. Cquote2.svg
António Manuel Ribeiro: “Blitz”
A determinação para a música levou António Manuel Ribeiro, em 1977, a formar uma banda de covers realizando alguns concertos no circuito de bailes.
Depois de ultrapassada a agitação social e política da revolução de abril, entra na faculdade de Direito em 1976 onde esteve pouco tempo, transferindo-se para Filosofia Romântica. Foi aluno de Urbano Tavares Rodrigues.
Consegue um estágio no jornal Record onde permanece até 1980. Durante estes anos conciliou o estágio profissional com a pintura e os concertos que ia dando nos bares da grande Lisboa com a sua banda, mas ainda sem editora. Forçado a abandonar os estudos pelo nascimento do seu primeiro filho passa a trabalhar na Câmara Municipal de Almada, abdicando de parte dos planos que tinha traçado.
Vivia-se uma grave crise social e financeira no início da década de 1980 e o Fundo Monetário Internacional (FMI) «piscava o olho» a Portugal. A instabilidade social de um pais que teimava em não atualizar-se levavam a gritos de revolta muitas vezes expressos na música. Passou brevemente pela política como independente e humanista, mas cedo apercebeu-se do deserto das ideias de quem gere os partidos.
Início de uma carreira António Manuel Ribeiro, Carlos Peres e Renato Gomes vão construindo a solidez de uma banda que acabaria por se afirmar com pujança no panorama do rock em Portugal. Realizam o primeiro concerto no Bar É em Lisboa no início do mês de novembro de 1978. Seguem-se vários concertos, primeiro na grande Lisboa e depois ao longo do país.
A corrida do rock cantado em português foi lançada e os UHF com os seus "Cavalos" abriram o caminho.
É produtor discográfico dos trabalhos da própria banda UHF e de outras, caso do álbum No Sul da Europa de 1982 dos Opinião Pública.
Em 1998 fundou a sua própria produtora musical AM.RA Discos.
  
Ao longo dos anos, António Manuel Ribeiro, contribuiu para jornais e rádios escrevendo crónicas. Apaixonado pela rádio, foi autor de programas e ajudou a fundar duas rádios «piratas».
Desde 2002 participa, semanalmente, com temas de opinião no semanário digital "Setubalnarede".
  
Livros
  • Todas as Faces de Um Rosto - Primeira aventura literária, onde as notas de viagem, a poesia e as canções escolhidas se interligam; "Livro prometido há muito, a mim e ao meu público. Pedi emprestado um tempo à música. Tinha que ser assim", segundo as palavras do autor. Editado em 2002 pela Garrido Editores. 
  • Se o amor fosse azul que faríamos nós da noite? - Primeiro livro de poemas originais. Editado em 2003 pela Garrido Editores. 
  • Cavalos de Corrida - A poética dos UHF - Antologia de todos os poemas que a banda UHF e o próprio autor a solo gravaram entre 1979 e 2005. Editado em 2005 pela SeteCaminhos. 
  • O Momento a Seguir - Segundo livro de poemas originais, em que verificamos a projecção de uma escrita do autor há muito reconhecida nas suas canções de combate. Editado em 2006 pela SeteCaminhos.
  

Sem comentários: