terça-feira, julho 09, 2019

Bon Scott, o grande vocalista dos AC/DC, nasceu há 73 anos

Bon Scott (nascido Ronald Belford Scott, Kirriemuir, 9 de julho de 1946 - Londres, 19 de fevereiro de 1980) foi um cantor escocês, vocalista e compositor da banda australiana AC/DC de 1974 a 1980.
Em 2006, a revista Hit Parader colocou Scott como o 5º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.
Iniciou a sua carreira com a banda The Spektors e, pouco depois, formando The Valentines, onde conheceu o seu amigo Vince Lovergrove, que trabalharia no seu próximo projeto, os Fraternity; logo após a separação do grupo, integrou os AC/DC, onde lançou sete discos, vindo a falecer logo após o lançamento do último álbum com Bon nos vocais, Highway to Hell, que os levou à fama mundial. Depois da sua morte foi substituído por Brian Johnson. Antes de substituir Dave Evans nos vocais, era motorista de carrinhas.
 
Biografia
As suas bandas anteriores incluíram The Fraternity e Valentines, nas quais não realizou trabalho semelhante ao que fez nos AC/DC. Outro grupo do qual participou foi o Mount Lofty Rangers.
Bon estava a trabalhar como motorista da banda AC/DC quando foi chamado para ser o baterista. Mas logo Bon passou a vocalista da banda, pois dizia que o cantor era o que mais arranjava mais namoradas na época.
A sua influência musical inicial veio do pai, que era músico na sua cidade natal, na Escócia. Bon tocava bateria, gaita de fole, a qual pode ser ouvida em "It's a Long Way to the Top" e também tocava flauta, como pode ser ouvido na música Seasons of Change do Fraternity (antiga banda de Bon)
As suas letras abordavam principalmente temas como mulheres, carros, bebida e namoradas.

Morte
A sua morte até hoje não foi bem explicada, após a turnê de divulgação do álbum Highway to Hell pela Europa, Bon resolveu passar uns dias em Londres, para rever amigos. A tragédia teve início numa tradicional noite de bebedeira, coisa a que Bon estava realmente acostumado. Bon e um amigo seu, chamado Alistar Kinnear, foram tomar algumas bebidas no Music Machine, um clube noturno localizado em Camden Town. Depois de muitas rodadas, a dupla foi para Ashby Court, onde Bon vivia naquela época. No caminho, Bon desmaiou no banco de trás do veículo. Kinnear não lhe deu importância e seguiu em frente. Quando chegou à casa do vocalista do AC/DC, Kinnear tentou acordar Bon e levá-lo para a cama, porém não conseguiu acordar o seu amigo, que estava num avançado estado de embriaguez (coma alcoólico). Kinnear desistiu da ideia e seguiu para o seu próprio apartamento. Chegando lá, nova tentativa frustrada de tirar o amigo bêbado do veículo. Então decidiu deixar Bon ‘dormindo’ no banco de trás do automóvel, um Renault 5, em Overhill Road, uma estrada em Dulwich. Quando Kinnear voltou na manhã seguinte, para ver o seu amigo, já era tarde demais. Bon estava morto, praticamente congelado, dentro do pequeno automóvel. Ele ainda levou o amigo às pressas para o Kings College Hospital, de Londres, que declarou que o músico já chegou sem vida às Urgências. O atestado de óbito informou que Bon Scott havia falecido por overdose e ‘death by misadventure’ (morte por desventura, ou por desgraça). Nos jornais da época foi também noticiado que o músico teria sufocado com o próprio vómito, e que a baixa temperatura da madrugada (e suas constantes crises de asma), colaboraram para a tragédia daquela fria manhã de 19 de fevereiro de 1980, um dos dias mais tristes do rock n’ roll.
 
 

Sem comentários: