sábado, junho 08, 2019

O álbum Californication foi lançado há vinte anos

Californication é o sétimo álbum de estúdio da banda norte-americana de rock Red Hot Chili Peppers. Produzido por Rick Rubin e lançado em 8 de junho de 1999 pela Warner Bros. Records, Californication marcou o retorno do guitarrista John Frusciante à banda. Frusciante, que havia aparecido em Mother's Milk e Blood Sugar Sex Magik, substituiu Dave Navarro. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Californication representou uma notável mudança no estilo musical que era produzido com Navarro. Greg Tate, da Rolling Stone, notou que "enquanto os projetos anteriores dos Chili Peppers foram altamente divertidos, Californication se atreve a ser espiritual e epifânico." Os assuntos do álbum incorporaram diversas insinuações sexuais, comumente associadas com a banda; todavia, os temas abordados são mais variados em relação às produções anteriores. Luxúria, morte, suicídio, drogas, globalização e viagens são alguns dos temas presentes em Californication.
É o álbum mais bem-sucedido comercialmente do Red Hot Chili Peppers, tendo vendido mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo, com mais de 16 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Em 2002, o álbum havia vendido mais de dez milhões de cópias na Europa.
De Californication saíram alguns dos principais sucessos da banda, como "Otherside", "Californication" e o vencedor do Grammy "Scar Tissue". O álbum atingiu a terceira posição da Billboard 200 nos Estados Unidos. 
  
(...)
  
Todas as músicas escritas e compostas pelos Red Hot Chili Peppers (Anthony Kiedis, Flea, John Frusciante e Chad Smith).

1. "Around the World"

2. "Parallel Universe"

3. "Scar Tissue"

4. "Otherside"

5. "Get on Top"

6. "Californication"

7. "Easily"

8. "Porcelain"

9. "Emit Remmus"

10. "I Like Dirt"

11. "This Velvet Glove"

12. "Savior"

13. "Purple Stain"

14. "Right on Time"

15. "Road Trippin'"



Sem comentários: