quarta-feira, abril 24, 2019

Kelly Clarkson - 37 anos

Kelly Brianne Blackstock (Fort Worth, 24 de abril de 1982), mais conhecida pelo seu nome de solteira, Kelly Clarkson, é uma cantora e compositora, ocasionalmente atriz, norte-americana. Atingiu a fama em 2002, após vencer a primeira temporada do reality show American Idol.
O seu single de estreia, "A Moment Like This", alcançou a primeira posição da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e na época quebrou o recorde de maior salto para o topo do gráfico musical, além de ter sido o mais vendido do ano nos EUA. No ano seguinte tornou-se a vice-campeã do World Idol. Ao longo da carreira, foi nomeada em dez categorias ao Grammy Awards, vencendo três delas.
Após a sua vitória no reality show, em setembro de 2002, imediatamente assinou um contrato com a gravadora RCA Records. No mesmo ano foi lançado seu álbum de estreia, Thankful, obtendo um bom desempenho comercial, e seu primeiro single "Miss Independent" alcançando o nono lugar na Billboard Hot 100. Breakaway, o seu segundo álbum de estúdio, teve um excelente desempenho comercial e vendeu em todo mundo mais de doze milhões de cópias, sendo seis milhões destas nos Estados Unidos. As faixas "Since U Been Gone", "Behind These Hazel Eyes" e "Because of You" obtiveram destaque em várias paradas de todo o mundo. A faixa-título do álbum, "Breakaway", foi o tema principal do filme O Diário da Princesa 2: Casamento Real. Dois anos depois, foi premiada com dois Grammy Awards. Em 2007, lançou o seu terceiro álbum de estúdio, My December, soando diferente e menos comercial que o anterior. O álbum contou com a sua total direção criativa e composições da sua autoria. A produção deste tornou-se assunto de muita disputa com a sua gravadora RCA, já que a mesma não via apelo comercial no álbum e queria substituir alguns de seus temas por outros preparados para as rádios. "Never Again" tornou-se o único sucesso comercial do álbum.
Em março de 2009, foi lançado o seu quarto álbum de estúdio, All I Ever Wanted. O trabalho foi antecedido pelo single "My Life Would Suck Without You", que quebrou o recorde de maior salto para o número 1, numa única semana na Billboard Hot 100. Para a promoção do disco, foram lançados dois outros singles oficiais que obtiveram desempenho razoável: "I Do Not Hook Up" e "Already Gone". Este último chamando atenção pela estrutura semelhante a "Halo", canção de Beyoncé. Em outubro de 2011, lançou o seu quinto álbum, sob o título Stronger, que gerou dois grandes singles: "Mr. Know It All" e "Stronger (What Doesn't Kill You)". O último é considerado o single mais vendido até a data, por um participante do American Idol. No ano seguinte, ganhou um Grammy por Melhor Álbum Vocal de Pop, fazendo dela o primeiro e único artista a ganhar este prémio duas vezes. Durante o ano de 2012, lançou o seu primeiro álbum de grandes êxitos, Greatest Hits – Chapter One. Wrapped in Red foi lançado em 2013 como o seu sexto álbum de estúdio e primeiro com temas natalícios. A Nielsen SoundScan o considerou como primeiro álbum natalício de uma artista feminina a marcar o número um nas paradas de Natal americanas.
Até 2013, os seus então lançados sete álbuns de estúdio; Thankful, Breakaway, My December, All I Ever Wanted, Stronger, Wrapped in Red, já haviam vendido juntos mais de 25 milhões de cópias, além de cerca de 100 mil cópias de álbuns somente no Brasil. A revista americana de música Billboard elegeu Clarkson como a décima quarta melhor artista da década de 2000 nos Estados Unidos. Na categoria Billboard 200 Artists, se posicionou na 187ª posição nas vendas de discos. A norte-americana também foi considerada uma das 100 Maiores Mulheres Na História da Música, ficando na 19ª posição. A revista Esquire elegeu as 75 Maiores Mulheres de Todos os Tempos e citou Clarkson por ser "A melhor voz na história da música pop".
Além da área musical, Clarkson também está envolvida nas áreas da televisão e do cinema. A sua estreia no cinema veio com o filme From Justin to Kelly. A cantora também fez participações na série American Dreams e foi figurante em That '80s Show, e doou sua voz em episódios nas séries de animação King of the Hill e Phineas e Ferb em 2004 e 2011, respectivamente. No campo televisivo, participou de programas humorísticos como MADtv e Saturday Night Live, também foi mentora no reality show de competição de canto Duets e participou do sitcom Reba. Entre 2013 e 2014, fez participações especiais no sitcom americano The Crazy Ones e na série de televisão Nashville.
Atualmente, a cantora é casada com o empresário americano Brandon Blackstock. A cerimónia de casamento ocorreu em outubro de 2013. No dia 12 de junho de 2014, a cantora deu à luz a sua primeira filha, com o nome de River Rose Blackstock. Após certo período sem divulgar novos projetos musicais, em 2015 lançou o seu sétimo álbum de estúdio, Piece by Piece, que estreou no topo do gráfico da Billboard 200.
   
 

Sem comentários: