terça-feira, abril 09, 2019

Há 154 anos, a rendição do General Lee praticamente acabou com a Guerra Civil Americana


Estados Unidos em 1861
  Estados que se separaram da União antes de 15.04.1861
  Estados que se separaram após 15.04.1861
  Estados da União com escravatura e não saíram desta
  Estados da União que baniram a escravatura
   Territórios
 
A Guerra Civil Americana, também conhecida Guerra de Secessão ou simplesmente Guerra Civil dos Estados Unidos, foi uma guerra civil travada entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos depois de vários estados esclavagistas do sul declararem a sua secessão e formarem os Estados Confederados da América (conhecidos como "Confederação" ou "Sul"). Os estados que não se rebelaram ficaram conhecidos como "União" ou simplesmente "Norte". A guerra teve sua origem na controversa questão da escravatura, especialmente nos territórios ocidentais. As potências estrangeiras não intervieram na época. Após quatro anos de sangrentos combates, que deixaram mais de 600 mil soldados mortos e destruíram grande parte das infraestruturas do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravatura foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional foi retomada e a garantia de direitos civis aos escravos libertos começou.

Tradicional bandeira sulista
 
(...)

Réplicas das mesas usadas por Lee e Grant para assinar os documentos de rendição, na sala original
 
Sabendo que um ataque frontal e direto contra Richmond seria desastroso, o General Ulysses S. Grant moveu as suas forças em direção a sul, ao sul do Rio James, para atacar Petersburg, um pólo ferroviário que abastecia Richmond com suprimentos. A captura de Petersburg forçaria o General Robert E. Lee a sair da cidade para defender a capital confederada. Ao invés de um ataque direto, Grant desta vez preferiu cercar Petersburg e lentamente estagná-la com a falta de suprimentos. Assim sendo, trincheiras foram cavadas em torno da cidade e as ferrovias que alimentavam a cidade foram cortadas.
Durante um ano Petersburg ficou cercada, até que nos primeiros dias de abril de 1865 as instalações ferroviárias de Petersburg foram finalmente capturadas pelas forças de Grant. Lee foi forçado então a fugir da cidade, e forças nortistas capturaram Richmond a 10 de abril. Grant continuou a perseguir Lee e sua força, que batia em retirada, tendo conseguindo cercá-lo em Appomattox. Lee, com cerca de 50 mil soldados, viu que uma vitória era impossível contra os aproximadamente 120 mil soldados de Grant, e Lee pediu por termos da rendição em 8 de abril. No dia seguinte, Grant e Lee encontraram-se no Tribunal de Appomattox, onde Grant ofereceu termos relativamente generosos de rendição.
A Guerra Civil Americana não acabara oficialmente, mas a rendição da principal tropa confederada significava que o fim da guerra era uma questão de tempo. Em 14 de abril, Lincoln foi assassinado por um extremista adepto dos confederados, mas isto em nada afetaria o rumo final da guerra. Gradualmente, os outros generais confederados foram rendendo-se. As últimas tropas sulistas renderam-se a 28 de junho de 1865.
   

Sem comentários: