sexta-feira, março 08, 2019

Tom Chaplin, vocalista dos Keane, faz hoje quarenta anos!

Thomas Oliver Chaplin (Hastings, East Sussex, 8 de março de 1979), conhecido pelo nome "Tom Chaplin" é o vocalista - e também o benjamin - da banda britânica Keane. Ele também toca guitarra, viola e piano e já compôs algumas letras para a banda, mas o letrista oficial do ex-trio, agora quarteto (Tom Chaplin, Tim Rice-Oxley, Richard Hughes e Jesse Quin) é Tim Rice-Oxley.
Dono de uma potência vocal incrível, esta contrasta com o timbre doce que entoa o hit-hino da banda 'Somewhere Only We Know' do álbum Hopes and Fears, de 2004. No entanto, a música «Somewhere Only We Know» não é a única que é alvo de sucesso. Músicas como This is The Las Time, It Is Any Wonder, Everybodys Changinge Silenced By The Night são igualmente músicas famosas.
Tom conheceu o pianista da Banda Keane dado que o irmão de Tim Rice-Oxley tinha nascido no mesmo dia de Tom, sendo que as mães se conheceram e Tom e Tim eram amigos.
Em 1997, com os Keane já formados: Dominic, Tim e Richard, o pianista Tim (amigo de Tom) conseguiu convencer os colegas a deixarem entrar Tom. Assim se formaram os Keane. No entanto, depois, e devido à falta de sucesso, Dominic saiu da banda.
Tom Chaplin, revelou no site oficial da banda no fim de 2007 que sente-se ainda o mesmo menino dos tempos iniciais da banda. "Sempre serei o mais novo, e por mais que fiquemos velhos, sempre sentirei que precisarei dos conselhos do Tim e do Richard", diz Chaplin. Também revelou que em 2008 estava muito animado com as gravações do terceiro CD, e que já têm uma canção favorita, Perfect Symmetry. "Foi a melhor música que Tim já compôs", disse Tom com exclusividade ao site oficial da banda.
Em 10 de maio de 2010 lançaram um novo EP ("Night Train"), que deve o seu nome ao meio de transporte favorito da banda durante as tours. Na primeira semana de vendas, conseguiu atingir o primeiro lugar no top de vendas britânico (facto transmitido pela banda no site oficial, com grande satisfação e entusiasmo).
Em 2012, a banda retoma o estilo que tinha antes de Perfect Symmetry, com o álbum Strangeland apostando em melodias bem produzidas e letras mais maduras. Muitos já o comparam com Hopes and Fears, pela harmonia do disco e distribuição dos instrumentos. "Hopes and Fears" primeiro e mais famoso álbum da banda britânica
Em 2012, num concerto em Lisboa (Portugal), Tom declarou que adorava estar de férias em Portugal. Em agosto de 2013, a banda fez isso mesmo, sendo que tinha concerto agendado em Cantanhede, Coimbra, dia 3, e dia 11 em Portimão.
   
Entrada nos Keane
Tom Chaplin sempre gostou de música e estudava com o seu amigo (e agora companheiro na banda Keane) Tim Rice-Oxley. Tim Rice-Oxley, Richard Hughes e Dominic Scott (saiu da banda) criaram a banda Keane. Passado algum tempo, Rice-Oxley conseguiu convencer os restantes membros de que Tom seria o vocalista perfeito e ele foi chamado para a banda. Devido ao insucesso, Scott saiu da banda e a partir daí, curiosamente, a banda ficou famosa com temas como Somewhere Only We Know; Everybodys Changing e This is The Last Time.
  
Presente
Já no quarto disco, Tom Chaplin continua a dar voz à banda dos Keane. Em 2014, Tom lançará um álbum como solista, projeto no qual trabalha desde 2007/2008. Tom casou-se com Natalie Dive - que namorava desde 2002 - em junho de 2011. Em 27 de setembro de 2013, ele anunciou que o casal estava esperando seu primeiro filho. A filha, Freya, nasceu em 20 de março de 2014. Tom lançou seu álbum solo no dia 14 de outubro de 2016 e dedicou uma música à sua filha, chamada "Quicksand".
Voltando no tempo: Em julho de 1997, Chaplin foi para a África do Sul para um ano sabático, enquanto os outros membros da banda estavam se preparando para um show. Quando Hughes foi buscar Chaplin, um ano depois, em 3 de julho de 1998, as suas primeiras palavras foram: "Nós temos um show em 10 dias." Esta seria a primeira apresentação da banda no Hope & Anchor pub em 13 de julho de 1998. Chaplin então começou a estudar para uma licenciatura em História da Arte na Universidade de Edimburgo, antes de sair para prosseguir a carreira musical em Londres.
  

Sem comentários: