sexta-feira, janeiro 18, 2019

Vassilis Tsitsanis morreu há 35 anos

(imagem daqui)
  
Vassilis Tsitsanis (Trikala, 18 de janeiro de 1915Londres, 18 de janeiro de 1984) foi um compositor grego que tocava o bouzouki. Tornou-se um dos maiores compositores gregos de seu tempo e é amplamente reconhecido como um dos fundadores do estilo musical denominado rebético. Escreveu mais de quinhentas canções e ainda é lembrado como um dos maiores músicos gregos.
  
Biografia
Tsitsanis nasceu em Trikala, a 18 de janeiro de 1915. Desde muito jovem, Tsitsanis desenvolveu um grande interesse na música e aprendeu a tocar bandolim, violino e bouzouki, que foi o principal instrumento que usou nas suas canções. Em 1936 partiu para Atenas, para estudar Direito e, em 1937, fez a sua primeira gravação.
Em 1937 mudou-se para Salónica, onde prestou o serviço militar, permanecendo na cidade durante dez anos, durante a ocupação alemã da Grécia. Tornou-se famoso e, nesse período, escreveu muitas das suas melhores canções, as quais, no final da II Guerra Mundial, iria gravar. Até ao encerramento da gravadora pelos alemães em 1941, ele já havia gravado mais de cem das suas próprias composições e tocado em muitas de outros compositores.
Em 1943, Tsitsanis regressou a Atenas e começou a gravar mais das suas próprias composições, que também tornaram famosos muitos dos cantores que trabalharam com ele, como Sotiria Bellou, Marika Ninou e Prodromos Tsaousakis.
Tsitsanis morreu no Royal Brompton Hospital, em Londres, após uma operação a um pulmão, a 18 de janeiro de 1984, no dia de seu sexagésimo nono aniversário. Toda a Grécia entrou em luto, onde a sua música ainda é tida como a lenda do rebético.
  
  

Sem comentários: