domingo, janeiro 06, 2019

Ron Asheton foi encontrado morto há dez anos...

Ronald Franklin Asheton (Washington, 17 de julho de 1948 - Ann Arbor, 6 de janeiro de 2009) foi um guitarrista norte-americano, mais conhecido como guitarrista e co-fundador da banda de protopunk The Stooges, juntamente com seu irmão Scott Asheton. Foi considerado o 60º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
   
Biografia
Ron Asheton foi o guitarrista da banda nos dois primeiros álbuns, The Stooges e Fun House, e do quarto, The Weirdness. No terceiro álbum da banda, Raw Power atuou como baixista.
Fora do The Stooges tocou noutras bandas como os The New Order, Destroy All Monsters, New Race, Dark Carnival, além de tocar com outras bandas e artistas que foram influenciadas por ele como Dinosaur Jr. e Thurston Moore, do Sonic Youth. Também teve participações em filmes B como Mosquito.
Ron Asheton começou a tocar guitarra aos 10 anos de idade. Posteriormente, ficou conhecido por sua grande habilidade em dominar o efeito de guitarra wah-wah. Ron descrevia a sua forma de tocar como "os três dedos mágicos".
No dia 6 de janeiro de 2009 foi encontrado morto na sua residência em Ann Arbor. A data correta e o motivo da sua morte ainda não foram revelados, mas de acordo com a polícia, a provável causa seria um ataque cardíaco.
Após a morte de Ron foi criada a "Ron Asheton Foundation", uma fundação que obtém fundos através de shows beneficentes e doações para subsidiar tratamento veterinário para animais de famílias pobres e departamentos musicais para escolas públicas, entre outros.
  
  

The Stooges - Search And Destroy

I'm a street walking cheetah with a heart full of napalm
I'm a runaway son of the nuclear A-bomb
I am a world's forgotten boy
The one who searches and destroys
Honey gotta help me please
Somebody gotta save my soul
Baby detonate for me
Look out honey, 'cause I'm using technology
Ain't got time to make no apology
Soul radiation in the dead of night
Love in the middle of a fire fight
Honey gotta strike me blind
Somebody gotta save my soul
Baby penerate my mind
And I'm the world's forgotten boy
The one who's searchin', searchin' to destroy
And honey I'm the world's forgotten boyt
The one who's searchin', searchin' to destroy
Forgotten boy, forgotten boy
Forgotten boy said hey forgotten boy

Enviar um comentário