sexta-feira, janeiro 25, 2019

Richard Finch (dos KC and the Sunshine Band) faz hoje 65 anos!

(imagem daqui)
   
Richard Raymond Finch ou apenas Richard Finch (23 de janeiro de 1954, Indianápolis, Indiana) é um compositor, produtor, engenheiro e procurador musical. Ele é mais conhecido como ser um dos fundadores, produtor e ex-baixista do KC and the Sunshine Band.
   
Biografia
Nascido em Indianápolis, Indiana, a família Finch se mudou para Miami, Florida, quando ele ainda era bebé. O seu grupo favorito enquanto crescia eram os Os Beatles. O seu gosto musical incluía soul e música country. No início da adolescência, Finch adquiriu experiência no baixo elétrico. Ele juntou-se a bandas de diversos países, antes de se juntar à banda Ball & Chain. Finch ficou interessado em técnicas de gravações de áudio e um colega lhe apresentou-o a um produtor, Clarence Reid da TK Records. Finch parou no ensino secundário, pois estava muito ocupado na TK Records e, finalmente, foi contratado como engenheiro de gravação na empresa. Henry Stone e Clarence Reid apresentaram o então adolescente Finch a Harry Wayne Casey, quatro anos mais velho, que trabalhava no departamento de expedição. Antes de sua apresentação a Casey (futuramente conhecido só por KC), Finch já havia se estabelecido na TK como um engenheiro qualificado, com mais de 127 singles gravados antes dos 17 anos de idade (incluindo faixas diversas para a Allman Brothers e Mother's Finest). Na semana de reunião, Finch e Casey começaram a compor, com suas canções de sucesso registado pela primeira vez por Betty Wright e George McCrae (Where Is The Love e Rock Your Baby). Finch, em seguida, reuniu os futuros membros da Sunshine Band, sendo todos amigos conhecido na TK, Jerome Smith (guitarrista) e o baterista Robert Johnson. Finch e Casey produziu inúmeros hits, incluindo "Shake Shake Shake (Shake Your Booty)", "Get Down Tonight", "Please Don't Go", "Boogie Shoes" e "I'm Your Boogie Man", Em janeiro de 1982 a banda KC and the Sunshine Band tinha-se separado e Casey foi fazer uma carreira a solo, mas, nos anos 90, Casey recuperou a banda com novos integrantes, Finch já não faz mais parte.

Outros aspetos
Finch é um vencedor de um Grammy e de um American Music Awards e tem uma estrela na Calçada da Fama.
Instrumentais de baixo e bateria de Finch foram usados por artistas como 50 Cent, Snoop Dogg, Ultra Naté, e Beyoncé Knowles.
Finch produz trabalhos de novos músicos no seu estúdio no Ohio e em todo o país e está em processo de lançamento da sua gravadora e de escrever a sua autobiografia, sendo um longa-metragem uma opção.
  

Sem comentários: