terça-feira, janeiro 29, 2019

Oprah faz hoje 65 anos!

Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de janeiro de 1954), mais conhecida simplesmente por Oprah Winfrey, é uma apresentadora de televisão e empresária dos Estados Unidos, vencedora de múltiplos prémios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão americana.
É também uma influente crítica de livros, uma atriz nomeada para um Óscar, pelo filme A cor púrpura e editora da revista The Oprah Magazine. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de milionários, em 2003. Em 2010, era a única mulher a permanecer no topo da lista durante quatro anos sucessivos.
Apresentou o programa de entrevistas, The Oprah Winfrey Show, que esteve no ar durante vinte e cinco anos. O seu último programa foi transmitido a 25 de maio de 2011. Oprah disse  que iria dedicar-se à sua própria rede, OWN (The Oprah Winfrey Network) e a outros projetos pessoais.
Oprah também é psicóloga e foi a apresentadora mais bem paga da história da televisão dos Estados Unidos, ganhando cerca de 50 milhões de dólares por mês com todas as suas incumbências profissionais.
   
Infância
Oprah Winfrey nasceu no estado Mississipi, nos EUA, numa família batista. Os pais eram um casal de adolescentes separados. Foi registada como Oprah Gail Winfrey, em homenagem a Orpah, uma das pessoas no Livro de Rute. Winfrey diz que, devido a problemas na soletração ou pronuncia de Orpah, o "r" e o "p" foram invertidos, por decisão de seus pais, que mudaram de ideia para o seu nome, quando ela ainda era bebé. A sua mãe, Vernita Gail Lee, era dona-de-casa. O seu pai chama-se Vernon Winfrey e atualmente vive em Boston, nos Estados Unidos.
O pai de Oprah estava nas Forças Armadas quando ela nasceu. Com uma gravidez inesperada, houve muitas disputas entre o casal: o pai de Oprah não queria ser pai naquele momento e nem tinha um namoro fixo com a mãe dela. Depois do nascimento, seu pai registou-a, apesar de não morar junto com a filha, às vezes visitava-a. A mãe de Oprah, já sozinha desde a gravidez, viajou para o norte dos EUA para trabalhar quando a menina completou poucos meses de vida, e assim Oprah passou os seis primeiros anos de vida longe da mãe, morando numa zona rural bastante pobre, com a avó materna, Hattie Gail Mae. O pai raramente ia visitá-la, pois estava a morar longe da cidade, e a mãe telefonava-lhe às vezes. A avó de Oprah ensinou-a a ler antes de ter três anos e levava-a para a igreja, onde recebeu a alcunha "A Pregadora" (em inglês, "The Preacher"), pela habilidade de recitar textos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe muito se Oprah não soubesse cantar os versículos bíblicos ou quando se comportava mal de qualquer maneira.
Com seis anos, a mãe de Oprah voltou, para buscá-la. Ela mudou para uma zona na cidade de Milwaukee, no Wisconsin com a mãe, que foi menos rigorosa para Oprah do que a avó tinha sido, em grande parte devido ao longo horário de trabalho, pois a mãe de Oprah a sustentava sozinha, já que seu pai não lhe dava quase nada.
Em 1963 Oprah passou a ser assediada sexualmente pelo seu tio e os seus primos adolescentes, quando tinha nove anos de idade. Eles eram parentes da sua mãe e batiam-lhe, além de a violarem com frequência, um grande trauma de Oprah que, ameaçada, não podia relatar aos pais.
    
Juventude
Apesar da vida difícil, Oprah sempre se dedicou aos estudos, querendo mudar de vida. Aos 13 anos fez uma prova e ganhou uma bolsa de estudos na Nicolet High School, uma das melhores escolas públicas da cidade de Wisconsin. Cansada de sofrer abusos sexuais desde criança, Oprah terminou a escola fundamental e fugiu de casa, desesperada e infeliz.
Ao sair de casa, pôde contar com a ajuda de sua melhor amiga. Ela foi morar na casa dela, e a família da menina a acolheu, numa cidade bem longe de sua casa. Quando fez 14 anos, já há um ano morando com a amiga, conheceu o seu primeiro namorado, por quem se apaixonou perdidamente. O tempo passou e Oprah ficou desesperada ao descobrir-se grávida. O namorado, da mesma idade que ela, não aceitou a gestação e a abandonou grávida, para total depressão da jovem. Os seus pais, a essa altura, já sabiam que ela estava morando com a amiga e ela, por telefone, relatou tudo à mãe, porque saiu de casa e assim os seus parentes foram presos. A mãe pediu para ela voltar, mas Oprah disse que estava grávida e que foi abandonada pelo namorado, mas que estava bem na casa da amiga. Esse facto deixou os pais de Oprah muito chocados com o que houve a filha.
Os meses se passaram, Oprah vivia triste e não cuidava do que devia fazer pelobebé , não indo a médicos e ficando só em casa, muito triste. Com 9 meses completos entrou em trabalho de parto, e sofrendo muito, deu à luz, de parto normal, um menino, para sua felicidade e medo, ao mesmo tempo, porém, o menino teve complicações após o parto, e por problemas de peso e nos órgãos, morreu poucas horas após o nascimento, para desespero total de Oprah, que entrou mais ainda em depressão, e a partir deste dia decidiu nunca mais querer ser mãe novamente.
Após tudo isso, a mãe a consolou e Oprah foi morar com o pai em Nashville, Tennessee. Ela percebeu que a sua família distanciou-se mais dela e a tratava friamente, e ela achava que foi o facto de ter engravidado cedo  causa disso, mas não tinha certeza. Oprah voltou a estudar, para terminar o ensino secundário, e tornou-se cada vez mais dedicada e popular entre os colegas de escola, chegando a ser votada uma vez como a "Rapariga mais popular da Escola".
Após terminar a escola, Oprah ganhou um concurso de locução, que lhe garantiu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee, uma universidade históricamente negra, onde estudou Comunicação Televisiva. Com 17 anos Oprah ganhou um concurso de beleza, por ter uma beleza que sempre chamou atenção. Nessa época, refez a sua vida, teve relacionamentos sérios e aos fins de semana saía com algunscolegas , chegando a dormir fora de casa, e o pai não gostava deste comportamento.
Ela também atraiu o interesse da rádio local, WVOL, que a contratou para transmitir as notícias de hora a hora. Oprah trabalhou nessa rádio até aos seus dois primeiros anos da faculdade.
A escolha de Oprah pelos media não surpreendeu sua família, em especial a sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público. Oprah posteriormente reconheceu a influência da sua avó, dizendo que ela sempre a incentivou a falar em público "deu-me uma imagem positiva de mim mesma".
Já trabalhando nos media locais, Oprah era a mais jovem e a única negra a ocupar o cargo de âncora de um jornal televisivo de Nashville. Ela mudou-se, sozinha, para Baltimore em 1976, para trabalhar também num jornal local. Lá ela atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking, que estreou no dia 14 de agosto de 1978. Também liderou o Dialing for Dollars.
 
Casas
Oprah reside atualmente na "The Promised Land" (em português A Terra Prometida), uma propriedade de 170 mil metros quadrados localizada em Montecito no Condado de Santa Bárbara, Califórnia. Oprah também possui uma casa em Lavallette em New Jersey, um apartamento em Chicago, uma propriedade na Fisher Island, em Miami, uma mansão em Douglasville na Geórgia, uma casa de inverno em Telluride no Colorado, uma casa de veraneio na ilha Maui no Havai e uma residência na Antígua. No total, o seu património, em 2010, foi avaliado pela revista Forbes em 1,95 mil milhões.
  
Família
Após ter namorados e noivos, Oprah começou a namorar o empresário Stedman Graham em 1986. Eles planearam um casamento oficial, que deveria ocorrer em novembro de 1992, mas a cerimónia nunca ocorreu devido a falta de tempo, por trabalharem demais. Até hoje estão juntos, e vivem muito bem como namorados. Oprah já declarou publicamente que nunca mais quis ter filhos, mas disse que as suas alunas sul-africanas da "Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls" ocupam o lugar que seria dedicado aos filhos que não quis ter.
Oprah disse a uma revista que acha que seus parentes a abandonaram e a ignoraram, por razão da sua gravidez precoce. Oprah também tinha um meio-irmão, por parte de pai, que era homossexual e veio a falecer em consequência do contágio por HIV/SIDA. Ela o ajudou muito, mesmo a família virando as costas para ele.
Oprah fez um teste de DNA realizado num programa da PBS e comprovou que o seu grupo racial, a sua ancestralidade, os seus primeiros parentes, são da região da Libéria.
   
Saúde
Para comemorar o seu 40.º aniversário Oprah correu a maratona Marine Corps Marathon, completando a distância em 4 horas, 29 minutos e 20 segundos. A 16 de outubro de 2007, Oprah referiu que lhe tinha sido diagnosticado um problema na tiróide.
Cquote1.svg No final de maio eu me sentia tão cansada que não percebi o que estava acontecendo em minha vida. Acabei indo para a África para visitar minhas lindas 'filhas' durante um mês. Mas, ainda assim, estava muito cansada e resolvi consultar um médico e finalmente descobri o distúrbio na minha tiroide. Cquote2.svg
Oprah Winfrey
   
Religião
Em 2002, a Christianity Today publicou um artigo intitulado A Igreja de O (em inglês The Church of O) falando sobre a influência espiritual que Oprah tinha sobre os seus fãs. A série animada Futurama fez alusão à influência espiritual de Oprah, sugerindo que ela fundou uma religião denominada Oprahismo.

  
Política
Oprah exerceu uma considerável influência política durante a candidatura de Barack Obama ao cargo de Presidente dos Estados Unidos, em 2008, sendo esta a primeira vez em que Oprah apoiou algum político. Oprah demonstrou primeiramente o seu apoio aos Obama na sua residência em Montecito, Califórnia e desde então Oprah acompanhou os Obama em todos os seus comícios políticos na Carolina do Sul, Iowa, Nova Hampshire, Texas, Michigan e Kansas. Em 2008 Barack Obama ofereceu a sua cadeira, vaga, no Senado dos Estados Unidos, para Oprah.
 
 
Carreira  
  
Televisão  
Em 1983, Oprah mudou para Chicago para liderar o talk show matinal AM Chicago, que teve o seu primeiro episódio exibido no dia 2 de janeiro de 1984. Dentro de poucos meses, o programa de Oprah se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. O sucesso foi tanto que a emissora concedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em setembro de 1986. Já tendo superado os concorrentes locais Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto dos Estados Unidos.
O sucesso foi tanto que a revista Time publicou: "Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão nos media televisivos. Numa área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência maioritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica." Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tablóide, tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistanto pessoas de origem humilde.
Em 10 de fevereiro de 1993, Oprah conseguiu uma rara e altamente esperada entrevista com o Rei do Pop, Michael Jackson, que se tornou o quarto evento mais assistido da história da TV mundial (e efetivamente, a maior audiência da carreira de Winfrey), com uma plateia recorde de 100 milhões de pessoas assistindo ao programa de todas as partes do mundo, simultaneamente. O especial, intitulado "Michael Jackson talks... to Oprah", foi ao ar, ao vivo, da mansão do cantor, Neverland Valley, localizado no Condado de Santa Barbara, na Califórnia.
Em 2004, outro facto marcante ocorreu, quando Oprah distribuiu carros Pontiac G6 para toda a plateia, totalizando 276 veículos doados pela Pontiac, como parte de um acordo publicitário.
Oprah assinou contrato com a emissora ABC para estender o programa até a temporada 2010-2011. Se o programa continuar a ser produzido além desta temporada terá um total de 25 anos de existência. Pelo contrato, a última temporada (2011) ficou estabelecida com 130 episódios, dez a menos que a quantidade produzida normalmente.
A edição de 2004 do Prémio Nobel da Paz foi apresentado por Oprah ao lado do ator Tom Cruise. O evento também contou com participações especiais de Cyndi Lauper, Andrea Bocelli, Joss Stone e outros artistas.
   
Cinema   
Oprah atuou pela primeira vez em 1985 no filme de Steven Spielberg A Cor Púrpura. No ano seguinte Oprah foi nomeada para o Óscar de melhor atriz secundária mas perdeu para Angelica Huston. Em 1998 Oprah estrelou o filme 'Beloved', que, apesar do sucesso em Hollywood, perdeu um total de 30 milhões de dólares. Também fez dobragens em A Menina e o Porquinho, de 2006, Bee Movie de 2007 e A Princesa e o Sapo, de 2009.
   
Livros e Revistas  
Oprah é dona de duas revistas, "O, The Oprah Magazine" e "O at Home". Também já produziu cinco livros e está produzindo um novo livro de auto-estima, que é considerado o mais lucrativo e caro de todos os tempos, só perdendo para a autobiografia de Bill Clinton, intitulada My Life. A revista de Oprah lucra cerca de 63 mil dólares por ano (bem acima da média de revistas femininas).
   
Rádio  
Em 9 de fevereiro de 2006 foi anunciado que Oprah havia assinado um contrato de três anos com a 'XM Satellite Radio' envolvendo 55 milhões de dólares com o objetivo de criar um novo canal radiofónico intitulado Oprah and Friends. O canal estreou no dia 25 de setembro do mesmo ano.
   
Internet  
Oprah possui o site Oprah.com, criado pela produção da apresentadora e fornece recursos e informações sobre o programa e a vida de Oprah. O site recebe cerca de 70 milhões de visitas por mês e 20 mil mensagens por semana.
   
Canal de TV  
Em 2008 Oprah e a Discovery Communications anunciaram planos para transformar o canal Discovery Health em um canal especial dedicado inteiramente a Oprah, intitulado de OWN (The Oprah Winfrey Network), que estreou no dia 1 de janeiro de 2011.
   
Programa de TV   
No dia 20 de novembro de 2009, Oprah Winfrey anunciou e confirmou o fim do seu programa para 2011, depois de mais de vinte anos no ar pelo canal de TV americano ABC. O anúncio emocionado da apresentadora foi feito ao vivo nos minutos finais do seu programa "The Oprah Winfrey Show". Segundo Oprah, a decisão foi tomada "depois de muita oração e meses de análises cuidadosas". Ela disse ainda: "Eu amo este programa, e amo o bastante para saber quando é hora de dizer adeus".
  

Sem comentários: