quinta-feira, janeiro 24, 2019

Neil Diamond - 78 anos

Neil Leslie Diamond nasceu numa família judaica, no Brooklyn, Nova Iorque, a 24 de janeiro de 1941. É um cantor e compositor, que compôs inúmeros hits nos anos 60, 70 e 80, e até hoje mantém uma multidão de fãs.
Estudou com Barbra Streisand na Escola Secundária Abraham Lincoln e chegou a cantar com ela no coro da escola. Aprendeu a tocar guitarra após receber uma de presente, no seu décimo-sexto aniversário.
Diamond começou cedo sua carreira como compositor na Brill Building. O seu primeiro sucesso aconteceu em novembro de 1965, com a canção “Sunday and Me”, seguida de "I´m a Believer", "A Little Bit Me, A Little Bit You", "Look Out (Here Comes Tomorrow)" e "Love to Love", gravado e lançado por The Monkees. Em 1973, compôs a banda sonora do filme "Fernão Capelo Gaivota". Frequentemente Neil canta a história da sua vida, vivida essencialmente em Nova Iorque e Los Angeles. Alguns de seus êxitos: Sweet Caroline, Crackli, Rosie, Song Sung Blue, You D´ont Bring Me Flowers, Play Me, Be, Sepember Morn, Love on the Rocks, Hello Again, America, Heartlight, entre outros. O primeiro casamento de Neil foi com a sua professora, Jaye Posner, com quem teve duas filhas, Marjorie e Elyn. O segundo foi com Marcia, com quem teve mais dois filhos, Micha e Joshua. Neil e Marcia também se divorciaram.
Muitos dos seus álbuns ganharam discos de ouro e de platina e recebeu diversos Grammys ao longo da sua carreira. Atuou no filme The Jazz Singer, com Sir Lawrence Olivier, em 1980 e em Savins Silverman, fazendo o papel de ele mesmo. Em 2008 lançou um CD intitulado Home Before Dark.
Em 13 de outubro de 2009, lançou o álbum A Cherry Cherry Christmas, o seu terceiro de música de Natal.
A 28 de setembro de 2010, foi referido que iria entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.
Em 2 de novembro de 2010, lançou o álbum Dreams, uma coleção com 14 interpretações suas das suas canções favoritas de artistas de rock. O álbum também incluiu um novo arranjo, mais lento, da sua famosa canção "I'm a Believer".
Em 14 de dezembro de 2010, foi referido por numerosos sites que Neil Diamond tinha entrado para o Rock and Roll Hall of Fame, conjuntamente com os artistas Alice Cooper, Darlene Love, Dr. John e Tom Waits. A ceremónia oficial foi a 4 de março de 2011, no Hotal Waldorf-Astoria, em Nova Iorque.
Em 20 de dezembro de 2010, Neil Diamond colaborou no programa The Sing-Off, do canal NBC, cantando "Ain't No Sunshine" em conjunto com os Committed e os Street Corner Symphony, dois grupos a cappella que participavam no programa.
A 27 de maio de 2011, apareceu na televisão irlandesa num programa ao vivo, perante uma audiência de celebridades.
Em dezembro de 2011, atuou na Gala de 2011 do Kennedy Center Honors, que lhe concedeu mais um prémio.
A 24 de novembro de 2011, participou na parada do Macy's do Dia de Ação de Graças, em cima de uma réplica do Monte Rushmore, flutuando e cantandos versões curtas das canções "America" and "Sweet Caroline", para promover o turismo no Estado do Dakota do Sul.
The Very Best of Neil Diamond, uma compilação em CD das 23 gravações em estúdio gravadas e existentes nos catálogos da Bang, UNI/MCA e Columbia, foi lançada em 6 de dezembro de 2011, pelo selo Sony Legacy.
A 10 de agosto de 2012, Neil Diamond passou a ter uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.
Em novembro de 2012, Diamond pagou os custos da edição centenária da Royal Variety Performance no Reino Unido (transmitido a 3 de dezembro).
Em 20 de abril de 2013, Diamond anunciou a sua participação em Fenway Park, cantando "Sweet Caroline", durante o 8º turno. Este foi o 1º jogo no estádio Fenway desde os ataques bombistas durante a Maratona de Boston. A 2 de julho, lançou o single "Freedom Song (They'll Never Take Us Down)", doando todos os lucros para a One Fund Boston e o Wounded Warrior Project.
Em janeiro de 2014 Diamond confirmou que tinha assinado com o selo Capitol Music Group, uma unidade da Universal Music Group, que também é detentora do seu catálogo Uni/MCA. A UMG também comprou o catálogo de Diamond detido pela Columbia Records, o que significou que todas as suas músicas foram reunidas num único catálogo.
  
   

Sem comentários: