terça-feira, janeiro 15, 2019

Há dez anos, um pequeno grande milagre ocorreu no rio Hudson, em Nova Iorque

 O Airbus A320, depois da queda, flutuando no rio Hudson
   
O Voo US Airways 1549 foi um voo comercial de passageiros rotineiro, que iria de Nova Iorque para Charlotte, na Carolina do Norte, que, a 15 de janeiro de 2009, caiu no rio Hudson, numa zona adjacente a Manhattan, seis minutos após descolar do Aeroporto de LaGuardia.
Enquanto ganhava altitude, o Airbus A320 atingiu um grupo de gansos-do-canadá, o que resultou numa imediata perda de potência de ambas as turbinas. Quando a tripulação determinou que o avião não poderia alcançar da sua posição, logo a nordeste da ponte George Washington, nenhum local de aterragem, decidiram guiar o avião para sul e estabeleceu o seu voo para o rio Hudson, e então aterrou o avião, virtualmente intacto, curiosamente perto do Intrepid Sea-Air-Space Museum, no centro de Manhattan. Logo após a aterragem de emergência no rio, os 155 passageiros do avião, parcialmente submerso e em naufrágio, saíram e foram todos resgatados por embarcações próximas.
Toda a tripulação do voo 1549 foi mais tarde condecorada com a Medalha de Mestre da Guild of Air Pilots and Air Navigators. No momento da entrega das medalhas, foi dito que "...esta aterragem de emergência e a evacuação do avião, sem a perda de vidas humanas, é uma conquista heróica e única da aviação".
  
(...)
      
Em 8 de fevereiro de 2009, o programa da CBS, 60 Minutes, exibiu três segmentos que incluíram entrevistas com a tripulação, assim como a sua reunião com os passageiros.
Em 19 de fevereiro de 2009, o Channel 4 (Reino Unido) exibiu um documentário intitulado The Miracle of the Hudson Plane Crash (O Milagre da Queda do Avião no Hudson), que incluiu a primeira testemunha do acidente, além de relatos de outras testemunhas, incluindo passageiros e pessoas que participaram diretamente no resgate.
Em 21 de fevereiro de 2009, a ABC7 News exibiu uma entrevista com o comandante Sullenberger no programa "Face to Face", que contou suas experiências durante o acidente e desde o evento.
Em 4 de março de 2009, o Discovery Channel exibiu um documentário intitulado Hudson Plane Crash - What Really Happened (Acidente de Avião no Hudson - O que aconteceu realmente) pela primeira vez. O documentário de TV de uma hora examinou as circunstâncias que rodeavam o acidente e o resgate; o filme destacou animações geradas por computador e novas entrevistas com os passageiros, a tripulação, testemunhas, pessoas diretamente envolvidas no resgate e especialistas em segurança na aviação.
Em 14 de março de 2011, o National Geographic (NatGeo) exibiu um documentário da série Mayday Desastres Aéreos "Hudson River Runway" (Pouso do Rio Hudson) onde o documentário mostrou deste a descolagem até a aterragem na água.
Em 2016, o caso passou para o filme Sully, dirigido por Clint Eastwood, e protagonizado por Tom Hanks.
 

Sem comentários: