sábado, janeiro 12, 2019

Agatha Christie morreu há 43 anos

Placa de homenagem a Agatha Christie na Abadia de Torre (Torre Abbey), em Torquay
  
Agatha Mary Clarissa Christie (nascida Miller; Torquay, 15 de setembro de 1890 - Wallingford, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Os seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrados em 103 idiomas diferentes. Venderam mais de 4 mil milhões no total e são superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.
Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", de entre outros cognomes, criou famosas personagens como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sob o pseudónimo de Mary Westmacott.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu setenta e dois romances, sendo sessenta e seis deles do género romance policial e inúmeros contos, reunidos em catorze coletâneas. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Jane Marple, ou Miss Marple
  

Sem comentários: