quarta-feira, janeiro 16, 2019

A cantora Sade Adu faz hoje sessenta anos!

Sade Adu, nome artístico de Helen Folasade Adu, (Ibadan, 16 de janeiro de 1959) é uma cantora de jazz, da banda Sade, bastante popular no Reino Unido e resto do mundo.
Nascida na Nigéria, mas criada em Colchester, Reino Unido, para onde foi viver com a sua mãe (britânica), quando esta se separou do seu pai (nigeriano), cresceu ouvindo mestres do soul como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway. Apesar dessas influências e mesmo ouvindo no período de sua adolescência, não decidiu dedicar a sua vida à música, pois estudou desenho de moda no 'St Martin's Art College'. Porém, logo descobriu que o mundo da moda não lhe permitia um bom equilíbrio entre o gosto de criar e a necessidade de ganhar a vida.
Descobriu o seu talento musical quando aderiu a uma banda formada por alguns dos seus amigos de colégio e rapidamente passou a ser a vocalista de uma banda de funk latino chamada Pride. Ganhou gosto por escrever letras de músicas (foi nesta fase que escreveu o êxito Smooth Operator). Aos 24 anos Helen assumiu-se como elemento central de uma nova banda, Sade, formada por si e por elementos da então extinta Pride - Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman.
  
Álbuns de estúdio

Ouros álbuns
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Amo a sade!!! Sou e toco em qualquer tom amo muiiigooo !baixista , meu maior sonho é conhece_- lá ! E tocar com ela, pois conheço toda obra que ela gravou