quarta-feira, agosto 22, 2018

John Lee Hooker nasceu há 101 anos

John Lee Hooker (Coahoma, 22 de agosto de 1917 - Los Altos, 21 de junho de 2001) foi um influente cantor e guitarrista de blues norte-americano, nascido no condado de Coahoma próximo de Clarksdale, Mississipi. Foi considerado o 35º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
A carreira de Hooker começou em 1948 quando alcançou sucesso com o compacto "Boogie Chillen", apresentando um estilo meio falado que se tornaria a sua marca registada. Ritmicamente, a sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. A sua entonação vocal era menos associada à música de bar comparativamente com outros cantores de blues. O seu estilo casual e falado seria diminuído com o advento dos blues elétrico das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantinha as características primordiais do seu som.
Ele fê-lo, entretanto, levando adiante uma carreira a solo, ainda mais popular devido ao surgimento de aficionados por blues e música folk no começo dos anos 60 - ele inclusive passou a ser mais conhecido entre o público branco, e deu uma oportunidade ao iniciante Bob Dylan. Outro destaque da sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação de The Healer, que acabaria ganhando um Grammy.
Em 1994 Hooker passou por uma operação para a retirada de uma hérnia, o que acabou por o afastar dos palcos por algum tempo e, depois das gravações de "Chill Out" (1995), parou de fazer shows regulares, continuando apenas com aparições ocasionais.
Hooker, que gravou mais de 500 músicas e aproximadamente 100 álbuns, morreu de causas naturais enquanto dormia, em 21 de junho de 2001, na sua casa em Los Altos, Califórnia. Foi casado e divorciado 4 vezes, teve oito filhos e era o dono de um clube noturno de São Francisco chamado "Boom Boom Room", nome este inspirado num de seus muitos sucessos.
   
 

Sem comentários: