segunda-feira, julho 30, 2018

Kate Bush faz hoje sessenta anos!

Catherine "Kate" Bush (30 de julho de 1958, Bexleyheath, Inglaterra) é uma cantora e compositora inglesa. É filha de um médico inglês, Robert John Bush, e de uma enfermeira irlandesa, Hannah Bush.
  
Biografia
Quando frequentava a escola em Abbey Wood, no Sudeste de Londres, onde estudou piano e violino, Kate Bush chamou a atenção de David Gilmour do Pink Floyd, que ajudou a financiar as suas primeiras gravações demo. Assinou um contrato com a EMI aos 16 anos. Entretanto, nos primeiros dois anos de seu contrato, Bush não lançou nenhum álbum, preferindo terminar o seu tempo na escola e ter aulas de dança, mímica e música. Terminou a escola com 100% de aproveitamento em todas as disciplinas. Em 2005, Bush foi convidada para uma entrevista com Mark Radcliffe da rádio BBC onde revelou que a gravadora EMI à época de sua contratação não lançaria um álbum até que ela estivesse pronta, mas a manteria sob contrato a fim de que nenhuma outra gravadora pudesse fazê-lo.
Nesse meio tempo, a gravadora EMI deu-lhe uma boa quantia de dinheiro para que ela comprasse um sintetizador e pudesse frequentar aulas de interpretação com Lindsey Kemp. Durante esse tempo, Bush compôs e gravou perto de 200 canções, que hoje podem ser encontradas em gravações piratas (conhecidas mundialmente como as 'Gravações Fénix'). Também fez várias apresentações na Grande Londres com a "KT Bush Band". O seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado em 1978, tendo como base as canções que tinha escrito durante os dois anos anteriores, incluindo a clássica "Wuthering Heights" baseada em um livro de mesmo nome da escritora Emily Brontë, essa música fez grande sucesso no Reino Unido e na Austrália; e transformou-se numa balada internacional, sendo até regravada, anos depois, pela banda brasileira Angra. Assim sendo, Bush tornou-se a primeira mulher a alcançar o 1º lugar das paradas de sucesso no Reino Unido com uma canção própria.
Um período de trabalho intenso seguiu-se. Um segundo álbum, Lionheart foi gravado rapidamente; Bush sempre expressou o seu descontentamento com este trabalho, pois ela considerava necessitar mais tempo para concebê-lo corretamente. Depois de seu lançamento, iniciou o trabalho promocional dos seus discos e da sua carreira, empreendendo uma longa excursão, a única de sua carreira. Bush não gostou da exposição e do estilo de vida de uma celebridade, sentindo que essa característica afastava-a de sua prioridade principal: fazer música de alta qualidade.
Uma retirada lenta e constante da vida pública começou, enquanto focou-se em produzir seu próprio trabalho em estilo musical personalíssimo, empenhando-se de forma perfeccionista e penosa para fazer o som que desejava, e isso a deixou escondida no estúdio por períodos longos somente resolvendo enfrentar o brilho e os holofotes da imprensa quando os álbuns subsequentes foram liberados. Surgiram uma série de boatos durante esses períodos em que estava dedicada ao trabalho, boatos como os de que ela havia engordado demais ou até mesmo ficado louca. Então ela reaparecia brevemente, magra, bela e aparentemente muito bem, antes de voltar ao estúdio uma vez mais. Essas retiradas após o lançamento de um novo álbum passaram a ser um padrão na carreira de Kate, entre a aparição de Never for Ever, onde consta o grande sucesso "Babooshka" foram 3 anos até The dreaming, uma coleção de músicas avassaladoras, e novamente quase 3 anos até o lançamento de Hounds of Love, onde Kate atingiu seu auge artístico, onde consta a música "Running up that hill" que é uma experiência auditiva e sensorial. Após a saída do álbum Red shoes em 1993 não havia nenhuma razão para supor que Kate não reapareceria em três ou quatro anos, com outra coleção de canções.
Mas o período de silêncio que se seguiu ao seu sétimo álbum de estúdio era muito mais longo do que qualquer um tinha antecipado. Bush ficou distanciada dos olhos do público por muitos anos, embora seu nome aparecesse ocasionalmente nos meios de comunicação com relação a boatos da provável aparição de um novo lançamento. A imprensa continuou a especular descontroladamente sobre o que era o motivo de tão longa ausência, até viram-na como uma reclusa excêntrica, às vezes comparando-a com a menina Havisham, personagem de Grandes Esperanças de Charles Dickens.
Na realidade ela estava tentando dar ao seu filho pequeno uma infância normal, longe do mundo do "show businness". Bush deu o nascimento a Albert, conhecido (apelidado) como Bertie, gerado do relacionamento com seu guitarrista, sócio e marido Danny McIntosh em 1998. Não divulgou a notícia do nascimento do seu filho na imprensa e manteve-a em segredo durante dois anos até que o facto veio ao conhecimento da mesma e do público em geral. Em poucas ocasiões falou à imprensa desde então, e quando tal ocorre declara sempre que a maternidade a fez muito feliz.
Kate Bush foi nomeada Commander da Ordem do Império Britânico (CBE) por seus serviços à música.
  
Novo álbum
O oitavo álbum de estúdio de Bush, Aerial, saiu em CD e em vinil em 7 novembro de 2005, com lançamento internacional (8 de novembro nos EUA/20 de dezembro no Brasil), seguindo-se a saída do single "King of Mountain" em 24 de outubro. Numa entrevista num final de semana que o "Australian" publicou em dezembro de 2005, Bush indicou que Aerial não foi tão significativo para ser o seu último trabalho e que deseja continuar escrevendo e gravando música.
  
Atualidade
O nono álbum da cantora, Director's Cut, é uma compilação de faixas regravadas por ela. O álbum, lançado em maio de 2011, conta com músicas dos discos The Sensual World, de 1989, e The Red Shoes, de 1993. Director's Cut abre com "Flower Of The Mountain", uma nova versão para "The Sensual World" - Bush atualizou a canção, incluindo nela um trecho de Ulisses, livro de James Joyce. Todos os vocais e baterias do álbum foram regravados e três faixas, entre elas "This Woman's Work", foram completamente refeitas.
Depois de uma ausência de 35 anos, foi anunciado Kate Bush está voltando aos palcos a partir do dia 26 de agosto de 2014, para uma série de 15 shows no Hammersmith Apollo, em Londres, denominados “Before the dawn”, todos com lotação esgotada assim que os ingressos começaram a ser vendidos, em março. Foram anunciadas sete datas extras, entre setembro e outubro. Para saudar a sua volta, a BBC produziu o documentário “Running up that hill”, que traz depoimentos de fãs como Peter Gabriel, John Lydon, Tori Amos, David Gilmour, Big Boi (Outkast), Tricky e Neil Gaiman

Sem comentários: