domingo, julho 29, 2018

Geddy Lee, baixista, vocalista e teclista dos Rush, faz hoje 65 anos!

Gary Lee Weinrib (Toronto, 29 de julho de 1953) é um músico canadiano. Ele é o baixista, vocalista e teclista da banda canadiana de rock progressivo Rush.

Biografia
Ganhou a alcunha de "Geddy" de um amigo, aos 12 anos. Isso, porque a sua mãe, por ser judia de origem polaca, pronunciava o seu nome com um sotaque bastante carregado.
Com Alex Lifeson, compôs a maioria das músicas da banda (enquanto Neil Peart, tradicionalmente, se encarrega das letras). Como vocalista, caracteriza-se pelo seu timbre peculiar, nasalado, mais agudo e agressivo nos primeiros discos do Rush, e um pouco mais encorpado nos álbuns mais recentes.
Já como baixista é considerado um dos melhores músicos que tocam este instrumento. Isso porque Geddy não toca como o de costume. Ele praticamente  faz solos o tempo inteiro, enquanto a maioria dos seus colegas utiliza o baixo para "fazer a marcação", Lee imprime um estilo repleto de técnica e contrapontos que tornam o instrumento vivo, com linhas cheias e pulsantes. Com isso, adiciona um contorno ainda mais peculiar ao complexo som dos Rush. A sua performance virtuosa casou-se perfeitamente com o "estilo Neil Peart" de tocar bateria (repleto de velocidade e contratempos).
No seu projeto a solo intitulado sugestivamente "My Favorite Headache" (2000), Geddy deixou de lado o seu virtuosismo e enveredou por um caminho mais melódico. Neste trabalho o seu som ficou mais "acessível". Na época de lançamento, o músico declarou que buscava uma outra forma de expressão, "não precisando subir e descer escalas em alta velocidade".
Para muitos, a genialidade do "bruxo" (uma das suas alcunhas) é ainda mais acentuada pelo facto de tocar como poucos, ao mesmo tempo em que canta. Ou seja, Geddy tem coordenação para tirar passagens sofisticadíssimas do seu baixo enquanto está com os olhos fixos no horizonte, verbalizando as letras de sua banda (sendo que muitas vezes ainda comanda os teclados com pedaleiras). Tamanha competência rendeu-lhe mais uma alcunha no meio musical: "God" Lee.
Geddy cita como suas principais influências os baixistas John Entwistle, Chris Squire, Jack Bruce, Greg Lake e Paul McCartney entre outros.
 
  

Sem comentários: