sexta-feira, junho 01, 2018

Marilyn Monroe nasceu há 92 anos

Marilyn Monroe (nascida Norma Jeane Mortenson; Los Angeles, 1 de junho de 1926 - Los Angeles, 5 de agosto de 1962) foi uma atriz, cantora e modelo norte-americana que participou em mais de 30 filmes, que se tornaram um sucesso durante os anos 50 e 60, e que fizeram dela um sex symbol.

Depois de passar boa parte de sua infância em lares adotivos, Monroe começou uma carreira como modelo, o que lhe rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox. As suas aparições nos primeiros filmes eram pequenas, mas suas interpretações em The Asphalt Jungle, All About Eve e sendo a primeira mulher a posar para a Playboy, chamaram a atenção do público. Em 1952, ela teve seu primeiro papel principal em Don't Bother to Knock que prosseguiu com o papel principal em Niagara, um filme melodramático que mostrava o seu poder de sedução. A sua personalidade cómica como "loira burra" foi usada para filmes posteriores como Gentlemen Prefer Blondes (1953), How to Marry a Millionaire (1953) e The Seven Year Itch (1955). Monroe estudou na Actors Studio para ampliar o seu alcance na atuação para seu próximo filme dramático, Bus Stop (1956), que foi aclamado pela crítica e recebeu uma indicação para um Globo de Ouro. A sua produtora, "Marilyn Monroe Productions", lançou The Prince and the Showgirl (1957), pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA e ganhou o prémio italiano David di Donatello. Ela recebeu um Globo de Ouro por sua interpretação em Some Like It Hot (1959). O último filme concluído de Monroe foi The Misfits (1961), onde ela estrelava ao lado de Clark Gable, enquanto que o roteiro ficou por conta do então seu marido, Arthur Miller.

Em 19 de maio de 1962, Monroe fez a sua última aparição significativa ao público, cantando "Happy Birthday, Mr. President", numa festa de aniversário para o presidente John F. Kennedy no Madison Square Garden. O vestido que ela usou para o evento, especialmente desenhado e feito para ela por Jean Louis, foi vendido num leilão em 1999 por 1,26 milhões de dólares.

Sem comentários: