quinta-feira, abril 12, 2018

Montserrat Caballé - 85 anos!

Maria de Montserrat Viviana Concepción Caballé i Folc mais conhecida como Montserrat Caballé (Barcelona, 12 de abril de 1933) é uma famosa cantora lírica espanhola com voz de soprano.

Biografia
De origem humilde, necessitou de grandes esforços para concluir seu curso de canto no Conservatório Superior de Liceu e completar logo seus estudos com Eugénia Kemeny e Conchita Badía.

Carreira
O início de sua carreira foi também muito modesto, até que decidiu ir para a Suíça, onde fez parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959, estreando com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que serviu para a sua seguinte etapa profissional, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).
Mas a sua verdadeira estreia mundial ocorreu na noite de 20 de abril de 1965, no Carneggie Hall, quando teve que substituir, imprevisivelmente, Marilyn Horne, na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti: a sua actuação deu-lhe 25 minutos de aplausos no terminus de uma representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos colocou no dia seguinte no jornal "Callas + Tebaldi = Caballé". A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial e a fama gerou-lhe vários anos de teatros esgotados para assistir às suas apresentações. Hoje tem em discos uma variedade enorme em estilo e repertório, que estão em mais de 130 gravações, abrangendo papéis tão díspares quanto a Salome de Richard Strauss, Fiordiligi da ópera Così fan tutte de Mozart, Norma de Bellini e Mimì da ópera La Bohème de Puccini. Em 1988, juntamente com Freddie Mercury, do grupo de rock britânico Queen, grava o álbum Barcelona, considerado um mito na união de uma cantora de ópera com um cantor de rock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de ambos. Logo após o lançamento fizeram uma pequena turnê, que foi registada em vídeo em Ibiza. Em 1992 cantou na abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, já sem a presença física de Freddie Mercury, que falecera no ano anterior, num dueto virtual com este, facto que a emocionou muito. Este dueto virtual repetiu-se em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre o Manchester United e o Bayern de Munique, que foi vencida pela equipa inglesa de Manchester. Ela fez ainda um tributo a Freddie Mercury cantando Bohemian Rhapsody com outro grande vocalista de heavy metal, Bruce Dickinson, o vocalista da banda Iron Maiden, considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Essa versão é uma versão mais operática, por parte de Montserrat, e forte, por causa de Dickinson, que interpretou muito bem a música. Esse tributo pode ser encontrado no álbum "Montserrat Friends for Life". Atualmente vive em Barcelona, a sua cidade natal.
 
Curiosidades
  • Na família dela há 3 Monserrat: a própria; a sua filha, apelidada de Monsita; e a filha mais nova do irmão Carlos, chamada pela família de Montse.
 

Sem comentários: