quarta-feira, março 07, 2018

O guitarrista Turibio Santos faz hoje 75 anos

(imagem daqui)
 
Turíbio Soares Santos (São Luís, 7 de março de 1943) é guitarrista, compositor e musicólogo brasileiro.
 
Biografia
Turíbio Soares Santos é natural de São Luís, Maranhão, onde nasceu a 7 de março de 1943. Ainda na infância, ele e a sua família passaram a residir no Rio de Janeiro.
A sua motivação para a carreira de músico e influência musical se deve aos seus pais, em que seu pai também era um guitarrista, tendo realizado algumas apresentações, além de ser seresteiro. A sua mãe o motivou a se matricular em cursos de música, onde teve entre os seus professores Antonio Rebelo e Oscar Cáceres. Outra grande influência foi Heitor Villa-Lobos, a quem passou a apreciar ainda quando era adolescente. Chegou a ser convidado por Arminda Villa-Lobos e Herminio Bello de Carvalho a gravar os Doze Estudos do compositor como parte do acervo do Museu Villa-Lobos.
Ainda jovem, iniciou a carreira internacional, percorrendo os cinco continentes e contando com um reportório maioritariamente composto por obras da música brasileira, e obtendo um prémio em Paris na ORTF em 1965. Contou também com boas avaliações dos críticos de jornais com o The New York Times, Le Figaro, entre outros.
Em 1986, foi convidado para a direção do Museu Villa-Lobos, função que realizou até 2010. Também foi responsável por criar os primeiros cursos de violão na UFRJ e também na UniRio, além de ter fundado em 1983 a Orquestra Brasileira de Violões.
Ao longo da sua carreira, acumulou uma discografia de mais de setenta álbuns.
Foi indicado para assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Música e também na Academia Maranhense de Letras. Entre as homenagens, foi condecorado com o grau de oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Légion d’Honneur.
  
   

Sem comentários: