segunda-feira, março 19, 2018

Arthur C. Clarke morreu há dez anos

Sir Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke (Minehead, Somerset, Inglaterra, 16 de dezembro de 1917 - Colombo, Sri Lanka, 19 de março de 2008) foi um escritor e inventor britânico radicado no Sri Lanka, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel (que deu origem ao filme 2001: Odisseia no espaço) e ao premiado Rendezvous with Rama (Encontro com Rama).
  
Biografia
Desde pequeno mostrou a sua fascinação pela astronomia, a ponto de, utilizando um telescópio caseiro, desenhar um mapa da Lua. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (Real Força Aérea Britânica) como especialista em radares, envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radar, sendo uma peça importante do êxito na batalha da Inglaterra. Depois, estudou Física e Matemática, no King's College de Londres.
Talvez a sua contribuição científica de maior importância seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs essa ideia num artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World, em outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita de Clarke.
Em 1956 mudou-se para Colombo, no Sri Lanka (antigo Ceilão), em parte devido ao seu interesse pela fotografia e exploração submarina, onde permaneceu até à sua morte, em 2008.
Teve dois dos seus romances levados ao cinema, 2001: Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick (1968) e 2010: O Ano do Contacto, dirigido por Peter Hyams (1984), sendo o primeiro considerado um importante ícone da ficção científica mundial, aclamado por muitos como um dos melhores filmes já feitos em todos os tempos. Especialistas atribuem-lhe forte influência sobre a maioria dos filmes do género que lhe sucederam.
Também em homenagem aos feitos de Clarke, o asteroide 4923 foi batizado com o seu nome, assim como uma espécie de dinossauro ceratopsídeo, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch, Austrália.
Em 1998 Arthur Clarke foi descrito pelo tablóide inglês Sunday Mirror como um octogenário fortemente atraído por crianças. Na época, Clarke morava no Sri Lanka, país famoso pela complacência diante da exploração sexual de menores, onde morou até morrer. A denúncia, publicada um dia antes da chegada do príncipe Carlos ao país, que foi colónia britânica, jamais foi provada. Ainda assim, Arthur Clarke, que seria condecorado com o título de cavaleiro do império, solicitou que a homenagem fosse suspensa até ao esclarecimento da questão. A acusação foi investigada e posteriormente desfeita. Durante as investigações a polícia de Colombo solicitou as fitas em que o Mirror baseou a sua reportagem, mas elas jamais foram entregues ou exibidas. Segundo o Daily Telegraph, o Sunday Mirror publicou um pedido público de desculpas ao escritor, em maio de 2000, e o título de cavaleiro do Império Britânico foi-lhe então devidamente concedido.
O compositor francês Jean Michel Jarre realizou, em 2001, um concerto intitulado 2001: A Rendez-Vous In Space, em homenagem à adaptação da sua obra para o cinema, que resultou no filme 2001: Odisseia no espaço. Clarke teve, inclusive, uma participação especial nalgumas partes do show.
  

Sem comentários: