sexta-feira, janeiro 05, 2018

Sonny Bono morreu há vinte anos...

Salvatore Phillip "Sonny" Bono (Detroit, 16 de fevereiro de 1935 - South Lake Tahoe, 5 de janeiro de 1998), foi um produtor discográfico, cantor, ator e político norte-americano cuja carreira decorreu durante três décadas.
Bono começou a sua carreira musical trabalhando para o lendário produtor discográfico Phil Spector, no início dos anos 60. Mais tarde, na mesma década, obteve sucesso comercial juntamente com a sua então esposa, Cher, como parte da dupla Sonny & Cher.
Bono escreveu, fez os arranjos e produziu um número de sucessos como os singles "I Got You, Babe" e "The Beat Goes On", apesar de poucas pessoas terem conhecimento de que ele fazia outra coisa além de cantar. Cher recebeu mais atenção quanto ao seu talento musical.
Sonny e Cher foram as estrelas de um programa de televisão de variedades muito popular, intitulado The Sonny and Cher Comedy Hour, que ia para o ar na CBS, e que durou de 1971 a 1974. Mas novamente, Cher parecia radiante e divertida, e Sonny um tanto lento.
Eles tiveram uma filha, Chastity Bono e divorciaram-se em 1974. Sonny continuou a sua carreira como ator, tendo papéis em séries como Fantasy Island e The Love Boat. Ele fez o papel de um bombista suicida louco em Airplane II: The Sequel. Bono casou-se com Susie Coelho e divorciou-se dela em 1984; casou-se novamente, em 1986, com Mary Whitaker. Tornou-se um membro da Cientologia praticante. O casal teve dois filhos, Chesare Elan Bono e Chianna Marie Bono.
Bono entrou na política após passar por frustrações com a burocracia do governo local, numa tentativa de abrir um restaurante em Palm Springs, na Califórnia. Com o apresentador de rádio conservador Marshall Gilbert como seu organizador de campanha (e mais tarde o padrinho de seus dois filhos tidos com a sua esposa Mary), Bono apostou com sucesso na política ao tornar-se o novo mayor de Palm Springs. Ele foi fundamental no processo de deixar a cidade mais receptiva a negócios e liderou a criação do Nortel Palm Springs International Film Festival, agora realizado todos anos, em memória de Bono. Após tentar, sem sucesso, ser o candidato republicano ao Senado dos Estados Unidos em 1992, Bono foi eleito deputado na Câmara dos Representantes em 1994 representando o 44º Distrito do Congresso da Califórnia. Ele introduziu o controverso Sonny Bono Copyright Term Extension Act (Ato de Extensão dos Direitos Autorais de Sonny Bonno) durante o seu mandato, para beneficiar a indústria da música e também liderou a restauração do Salton Sea, trazendo o lago à atenção nacional.
Morreu de ferimentos, ao atingir uma árvore enquanto esquiava no Heavenly Ski Resort, próximo de South Lake Tahoe, na Califórnia. A sua viúva Mary foi escolhida para prosseguir o seu mandato no Congresso, que ainda não o tenha acabado. Desde então resolveu seguir a carreira de senadora e concorreu com sucesso à eleição. Ela continua a lutar por muitas das causas defendidas pelo seu marido, incluindo a luta em progresso de como melhor salvar o Salton Sea.
O corpo de Bono foi enterrado no Desert Memorial Park, próximo da Cathedral City, na Califórnia, o mesmo cemitério em que Frank Sinatra foi enterrado naquele mesmo ano. O epitáfio gravado na lápide de Bono diz "The beat goes on".
 
 

Enviar um comentário