segunda-feira, janeiro 01, 2018

Jean (Johann) Bernoulli morreu há 270 anos

Jean Bernoulli (Basileia, 6 de agosto de 1667 - Basileia, 1 de janeiro de 1748) foi um matemático suíço.
Estudando inicialmente medicina, o seu irmão Jakob Bernoulli ensinou-lhe matemática. O facto de seu nome aparecer numerado deve-se à existência de um Johann II Bernoulli, nascido posteriormente na família.
Com o seu irmão Jakob, desenvolveu trabalhos que precediam em muito o cálculo de Gottfried Leibniz. Foi acusado de ter roubado ideias do seu irmão Jakob e de expulsar o seu filho Daniel Bernoulli de casa, por ter ganho um prémio da Academia Francesa de Ciências, para o qual ele estava a competir. Fez fundamentais pesquisas sobre cálculo de variações.
O seu primeiro emprego académico foi em Groningen, em 1695, como professor de matemática. Após a morte de Jakob, em 1705, ocupou o seu lugar em Basileia. Muito fez para divulgar o cálculo na Europa. O seu campo de atuação incluía física, química, astronomia, além da matemática. Em ciência aplicada contribuiu extensamente para a óptica, escreveu sobre a teoria das marés e a teoria matemática da navegação. Permaneceu ativo até alguns dias antes da sua morte, com a idade de oitenta anos.
Contribuiu ainda em várias áreas da matemática aplicada, incluindo o movimento de uma partícula num campo gravitacional. Estabeleceu a equação da catenária em 1690.
Bernoulli propôs ainda um engenho de movimento perpétuo.

Enviar um comentário