domingo, novembro 05, 2017

Manitas de Plata morreu há três anos

Manitas de Plata, nome artístico de Ricardo Baliardo (Sète, 7 de agosto de 1921 - Montpellier, 5 de novembro de 2014), foi um cigano francês e guitarrista de flamenco.

Biografia
Nasceu  numa caravana cigana no sul da França. Tornou-se famoso por tocar anualmente em Saintes-Maries-de-la-Mer, local de peregrinação cigana na Camarga, onde foi gravado ao vivo por Deben Bhattacharya.
Manitas de Plata só concordou em tocar em público dez anos após a morte de Django Reinhardt (1910-1953), que era, por unanimidade, considerado o rei dos guitarristas ciganos da época. Uma das gravações de Manitas valeu-lhe uma carta escrita por Jean Cocteau, aclamando-o como compositor.
Após ouvi-lo tocar em Arles em 1964, Pablo Picasso exclamou: "Este homem é de maior valor do que eu!" e começou a desenhar na guitarra.
Manitas de Plata tornou-se realmente famoso apenas depois de uma exposição de fotografia em Nova York, organizada pelo seu amigo Lucien Clergue. Ele gravou o primeiro álbum oficial na capela de Arles, na França, para o selo Connoisseur Society; tratava-se de um LP duplo, popular, que chamou a atenção do público americano. Um empresário americano conseguiu que ele fizesse um concerto no Carnegie Hall, em Nova York, em dezembro de 1965.
Em Nova York, Manitas de Plata, que era analfabeto, representou a Europa na festa anual das Nações Unidas.
Desde 1967, Manitas de Plata percorreu o mundo inteiro e gravou vários discos. Tocou com Paco de Lucia e para a dançarina Nina Corti. Em 1968 tocou no Royal Variety Performance, em Londres.


Sem comentários: