sábado, outubro 14, 2017

Um avião quebrou a barreia do som pela primeira vez há setenta anos

Bell X-1, originalmente designado como XS-1 - é um avião supersónico experimental, construído pela Bell Aircraft Corporation para a Força Aérea dos Estados Unidos, em 1947, e que se tornou o primeiro avião a superar a velocidade do som.

(...)

A 14 de outubro de 1947 tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles "Chuck" Yeager. Neste voo, o número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06.
O X-1 era lançado de um bombardeiro B-29 modificado. Após a separação, eram acionados motores de foguete (Reaction Motors XLR-11, na primeira versão), capazes de levar a aeronave a um voo supersónico.
Chuck Yeager ao lado do X-1 batizado Glamorous Glennis, em homenagem à sua esposa, Glennis Faye Dickhouse


Charles Elwood "Chuck" Yeager (Myra, 13 de fevereiro de 1923) é um ás da aviação norte-americano, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som. Yeager alistou-se na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em 1941, então com dezoito anos de idade. Trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo mostrou a sua qualidade como piloto, sendo selecionado dentre 125 pilotos para voar no X-1. Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 50, Yeager voou em muitos aviões de teste da USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards.
No filme americano "Os Eleitos" (1983), o ator Sam Shepard faz o papel de Yeager.

Sem comentários: