domingo, outubro 22, 2017

Jeff Goldblum - 65 anos

Jeffrey Lynn Goldblum (West Homestead, 22 de outubro de 1952), conhecido como Jeff Goldblum, é um ator norte-americano.
Goldblum, o terceiro filho de um médico judeu e uma radialista, mudou-se para a cidade de Nova Iorque aos dezassete anos para se tornar ator. Trabalhou em teatro e estudou teatro no Neighborhood Playhouse, sob a direção de Sanford Meisner e fez a sua estreia na Broadway na produção de "The Two Glentlemen of Verona". Ele é também cantor e pianista de jazz e declarou que, se não fosse ator, dedicaria a sua vida à música.
Jeff foi protagonista de filmes como A Mosca (o seu desempenho mais aclamado) e The Tall Guy. Os seus importantes personagens secundários incluem Invasores de Corpos (1978), O Reencontro (1983), Jurassic Park (1993), Independence Day (1996). Ele também participou de As Aventuras de Buckaroo Banzai.
Goldblum emprestou a sua voz à maioria das campanhas publicitárias da Apple nos EUA, incluindo a do iBook. Também emprestou a sua voz às campanhas americanas da Toyota .
Ele ensina interpretação na Playhouse West, em North Hollywood, com Robert Carnegie. Foi com diversos atores dessa companhia que ele improvisou e dirigiu o filme de curta-metragem "Little Surprises", que foi nomeado para o Óscar em 1996. Atualmente Jeff integra o elenco regular da série policial Law & Order: Criminal Intent como o excêntrico detetive Zach Nichols.

Vida pessoal 
Foi casado duas vezes, primeiro com Patricia Gaul, de 1980 a 1986. Depois casou com Geena Davis em 1 de novembro de 1987, depois de conhecê-la durante as filmagens de A Mosca, e separou-se em outubro de 1990. Em 1993 iniciou um relacionamento com Laura Dern, sua companheira em Jurassic Park, e separaram-se em 1997. Ele revelou ter tido bom relacionamento com as últimas duas atrizes, e sobre Geena, diz que "ela é uma pessoa e atriz maravilhosa". Mais recentemente esteve noivo de Catherine Wreford, uma dançarina canadiana mais conhecida nos palcos do teatro, e com quem fez o filme Pittsburgh, um documentário com alguma ficção. Jeff e Catherine, no entanto, já não estão juntos.

Sem comentários: